Um estudo de longo prazo reforça que a vacina contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, é segura e eficaz. Coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Edson Duarte, o estudo acompanhou, por 10 anos, 301 meninos e 971 meninas, que receberam a vacina nona valente HPV em mais de 40 Centros de Pesquisa de 13 países dos 4 continentes.
De acordo com Edson Duarte, os resultados foram muito positivos e podem ajudar pais hesitantes em vacinar seus filhos a se sentirem mais seguros sobre a imunização contra o HPV.
O estudo, de acordo com o pesquisador, ainda observou que os anticorpos atingiram picos mais altos nos participantes entre 9 e 12 anos, do que entre 13 e 15 anos, daí, a importância da vacinação ainda na pré-adolescência, como recomendado no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Edson Duarte destaca ainda a importância de meninos se vacinarem, para reduzir a transmissão do vírus e também porque o HPV pode provocar outros tipos de câncer.
O SUS disponibiliza gratuitamente a vacina quadrivalente contra o HPV, que protege a pessoa contra 4 tipos de vírus. Meninas e meninos de 9 a 14 anos podem se vacinar com duas doses, em intervalo de 6 meses. Além desse público, mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados ou pacientes oncológicos, até 45 anos, também podem receber a vacina contra o HPV com esquema de 3 doses.
Saúde Rio de Janeiro 08/02/2024 - 21:12 Roberto Piza / Pedro Lacerda Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional vacina HPV Proteção homens e mulheres quinta-feira, 8 Fevereiro, 2024 - 21:12 3:12Fonte: Agência Brasil