Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Hemoal está com estoque baixo para o carnaval; veja onde doar!

Tipos sanguíneos que estão com volume em estado crítico na capital são A+, B+, AB+, A-, O-

Há 262 bolsas, sendo 147 em Maceió e 115 em Arapiraca
Há 262 bolsas, sendo 147 em Maceió e 115 em Arapiraca

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou, nesta terça-feira (6), que o estoque para o carnaval baixo devido à maior demanda de pacientes de acidentes. Atualmente, há 262 bolsas, sendo 147 em Maceió e 115 em Arapiraca, menos da metade do esperado.

A assistente social do Hemoal Maceió, Natasha Souza, destacou que a doação é um gesto altruísta e que causa impacto na vida das pessoas, assim como auxilia na produção de medicamentos feitos com componentes do sangue. Os tipos sanguíneos que estão com volume em estado crítico na capital são A+, B+, AB+, A-, O-.

"O Hemoal se encontra hoje com o estoque baixo, estamos com o nosso alerta aceso, uma vez que estamos nos aproximando do Carnaval. As pessoas ainda não têm o costume de doar sangue antes de curtir a sua folia, viajar, confraternizar. Então, isso acaba acarretando no baixo estoque de doações, uma vez que um doador voluntário de sangue pode salvar até quatro vidas em uma única doação", disse Souza.

Já a supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, contou que os tipos sanguíneos mais críticos são o A+, B+ e 0-.

"O Carnaval é sempre uma época crítica. Esperamos que não tenha muitos acidentes, que não tenha muita gravidade, mas, normalmente é uma época em que os pacientes mais precisam de doadores. Por isso, antes de pular o Carnaval, recomendamos que os foliões sejam solidários e façam suas doações", recomendou ela.


QUEM PODE DOAR?

A pessoa que deseja realizar uma doação basta ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para realizar uma nova doação é preciso respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. As gestantes e lactantes ficam impedidas de se candidatar a doação de sangue.

As doações podem ser feitas nas unidades do Hemoal de Maceió e Arapiraca.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis