A travessia entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, vai durar menos de dois minutos, com a construção do primeiro túnel imerso da América Latina. Nesta sexta-feira (2), a obra foi anunciada em celebração do aniversário do Porto de Santos.
A estrutura de 860 metros vai receber investimentos que chegam perto dos R$ 6 bilhões. Devido ao alto valor, foi preciso que uma parceria se firmasse entre União, o estado de São Paulo e a iniciativa privada. É o que destacou no anúncio o presidente Lula.
Com as obras do túnel, a ideia é promover a geração de empregos, ganho de produtividade e que a travessia fique mais rápida, já que atualmente é feita em balsas e as filas de espera para embarque chegam a durar horas. A cada dia, 80 mil pessoas fazem a travessia entre Santos e Guarujá.
Também no evento, ao lado do presidente Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, destacou o valor das parcerias no túnel e em outras obras.
Segundo o ministério da Infraestrutura, o túnel vai atender mais de cinco milhões de pessoas. A estrutura vai ser construída a 20 metros de profundidade no mar e a travessia vai durar menos de dois minutos.
* Com colaboração de Gabriel Brum.
Geral Brasília 02/02/2024 - 16:30 Paula Castro/ Renata Batista Sayonara Moreno* - Repórter da Rádio Nacional túnel imerso santos Guarujá sexta-feira, 2 Fevereiro, 2024 - 16:30 125:00Fonte: Agência Brasil