Brasília, a capital do Brasil, foi destacada pelo jornal norte-americano ‘The New York Times’ como um dos 52 lugares para se visitar em 2024. A cidade foi listada na 32ª posição e é a única representante brasileira na lista. O texto ressalta a arquitetura do lugar e afirma que ele muitas vezes é ofuscada por destinos mais extravagantes, como o Rio de Janeiro e a Bahia. O jornal destaca os edifícios futuristas e modernistas brancos da cidade e recomenda visitas ao Palácio da Alvorada, residência presidencial, e ao Palácio do Planalto, sede do governo federal. O Palácio da Alvorada, que teve suas grades retiradas em maio passado, oferece uma visão original dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa de uma cidade aberta e integrada.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsAppO texto menciona também que o Palácio do Planalto foi invadido por vândalos no ano passado. Além de Brasília, a lista do The New York Times inclui destinos famosos como Paris, indicada em segundo lugar, e Genebra, na Suíça, em décimo. Também estão presentes lugares menos conhecidos, como Vestmannaeyjar, na Islândia, e Negombo, no Sri Lanka. O primeiro lugar ficou com uma cidade impopular, uma região localizada entre Mazatlán, no México, e as enseadas escarpadas de Maberly, no Canadá. O local será palco de um festival para observar e celebrar um eclipse solar que ocorrerá no dia 8 de abril.
A primeira área da América do Sul citada na lista é O’Higgins, uma das regiões chilenas, conhecida por sua rota de culinária rural. O jornal também destaca as dez primeiras localidades indicadas, como o “Path of totality” (caminho da totalidade) na América do Norte, onde o eclipse solar será totalmente visível, e Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Outros destinos recomendados pelo The New York Times incluem Yamaguchi, no Japão, conhecida como a “Quioto do Oeste”, e uma rota turística ferroviária de 17 dias pela Nova Zelândia. Maui, no Havaí, a segunda maior cidade da ilha americana, e Baaj Nwaavjo I’tah Kukveni, uma área de cânions no Arizona, também estão na lista. Cingapura, a cidade-estado cosmopolita, e Ladakh, na Índia, uma região de montanhas, são outros destinos recomendados. Por fim, jornal sugere uma visita à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, em Genebra, Suíça.
Confira lista completa
- The Path of Totality, América do Norte
- Paris, França
- Yamaguchi, Japão
- Viagem de trem por vinhedos e vulcões na Nova Zelândia
- Maui, Havaí
- Baaj Nwaavjo I'tah Kukveni, Arizona
- Singapura, Ásia
- O'Higgins, Chile
- Ladakh, Índia
- Genebra, Suíça
- Domínica, Caribe
- Manchester, Inglaterra
- Crateras da Lua, Idaho
- Baltimore, Maryland
- Salar de Uyuni, Bolívia
- Negombo, Sri Lanka
- Massa-Carrara, Itália
- Bannau Brycheiniog, País de Gales
- Marrocos, África
- Valência, Espanha
- Kansas City, Missouri
- Antananarivo, Madagascar
- Península de Yucatán, México
- Lake Toba, Indonésia
- Almaty, Cazaquistão
- Quito, Equador
- Arquipélago Mingan, Quebec
- Montgomery, Alabama
- Tasmânia, Austrália
- Waterford, Irlanda
- Parque Nacional Tsavo, Quênia
- Brasília, Brasil
- El Salvador
- Koh Ker, Camboja
- Vestmannaeyjar, Islândia
- Montevidéu, Uruguai
- Mustang, Nepal
- Viena, Áustria
- Brisbane, Austrália
- Pasadena, Califórnia
- Hurgada, Egito
- Águas Fronteiriças, Minesota
- Salónica, Grécia
- Normandia, França
- Granada, Caribe
- El Caminho da Costa Rica
- Alpes Albanês
- Whitehorse, Yukon (Canadá)
- Choquequirao, Peru
- Dresda, Alemanha
- Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca, México
- Flamingo, Flórida
Fonte: Jovem Pan