Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Braskem

Ufal e IMA apresentam, nesta segunda, dados sobre a qualidade de água da Lagoa Mundaú antes e depois do colapso da Mina 18

Imagem de destaque da notícia

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto do Meio Ambiente de do Estado Alagoas (IMA-AL) vão apresentar, nesta segunda-feira (18), às 9h, na Sala dos Conselhos Superiores da Ufal, as análises realizadas pelas duas instituições, no mês de dezembro, antes e depois do evento da mina 18, tendo em vista o interesse público no assunto.

Na oportunidade, a Ufal estará representada pelo reitor Josealdo Tonholo e pelos pesquisadores Emerson Soares, do Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática (Laqua); Josué Carinhanha, do Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (Linqa); e João Soletti, do Laboratório de Sistema de Separação e Otimização de Processos (Lassop). Já o IMA estará representado pela Gerente do Laboratório do Instituto, Ana Karine Pimentel.

Os pesquisadores divulgarão os dados mais recentes, correlacionando-os com o histórico de pesquisas na laguna, a fim de proporcionar uma melhor compreensão da situação desse importante corpo hídrico, com base nos parâmetros avaliados com rigor científico.

Histórico

No âmbito do projeto Laguna Viva, foram realizadas coletas de água, sedimento e organismos aquáticos nos meses de fevereiro, junho e setembro de 2023. Em caráter emergencial, outras três coletas de água foram feitas nos dias 2, 7 e 10 de dezembro, em parceria com a Defesa Civil do Estado de Alagoas, além da coleta regular do projeto, em toda a laguna, no dia 11 de dezembro de 2023, cujas análises ainda estão sendo processadas nos referidos laboratórios.

O IMA já intimou a Braskem a apresentar um Plano de Controle Ambiental atualizado, com ações efetivas para minimizar os danos à fauna e à flora da região lagunar. A partir disso, a empresa terá que apresentar proposta de compensação nos moldes da legislação ambiental vigente.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis