Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mundo

Lula confirma entrada do Brasil na Opep+ "países precisam se preparar para o fim dos combustíveis fósseis"

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou na manhã deste sábado (2), que o Brasil vai participar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo+ (Opep+) para que os países investidores de combustíveis fósseis possam migrar para energias renováveis.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou na manhã deste sábado (2), que o Brasil vai participar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo+ (Opep+) para que os países investidores de combustíveis fósseis possam migrar para energias renováveis. A declaração foi feita durante evento da COP28, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Eu acho importante a gente participar porque precisamos convencer os países produtores de petróleo que eles precisam se preparar para o fim dos combustíveis fósseis", iniciou Lula. "E se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram com petróleo e fazer investimento para que um continente como o africano, como a América Latina, possa produzir os combustíveis renováveis que eles precisam. Sobretudo o hidrogênio verde porque, se a gente não criar alternativa, a gente não vai poder dizer que vai acabar com os combustíveis fósseis", finalizou o chefe do Planalto.

Os membros da Opep+ incluem o Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Venezuela, Argélia, Angola, Congo, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Guiné Equatorial, Líbia e Nigéria, Rússia, Cazaquistão, Bahrein, Brunei, Malásia, Azerbaijão, México, Sudão, Sudão do Sul e Omã. E, em janeiro de 2024, o Brasil.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, indicou o Brasil como líder dos países em transição energética. "Vamos liderar países produtores de petróleo para acelerar a transição energética. Sob a liderança do presidente Lula. Queremos usar as receitas do petróleo para financiar energia limpa e renovável", disse Silveira. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, comentou que o presidente colocou os combustíveis fósseis em pauta com muita clareza e coragem. "Ao mesmo tempo em que se tem que pôr o pé no acelerador das renováveis, tem que discutir como vai tirar o pé do acelerador dos fósseis", repercutiu Marina.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis