Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Realocação: 450 pacientes do Hospital Sanatório serão encaminhados para outras unidades de saúde de Maceió

Reprodução
Reprodução

Maceió está em estado de emergência pelos próximos 180 dias, devido ao iminente colapso da mina nº 18, operada pela Braskem no Mutange, próximo ao antigo Centro de Treinamento do CSA. Por isso, os pacientes internados no Hospital Sanatório, localizado em área próxima, estão sendo transferidos para outras unidades de saúde da capital.

A transferência começou ainda na noite dessa quarta-feira, 29, e segue durante esta quinta-feira, 30. Cerca de 80 já foram realocados e outros 20, com estado de saúde com gravidade menor, devem sair do hospital ainda nesta manhã, para completar a desocupação do local.

As unidades de saúde da capital que estão recebendo estes pacientes são os hospitais Universitário, Veredas e Santa Casa de Maceió. Segundo informações divulgadas pelo Gabinete de Crise da Prefeitura de Maceió, não devem ocorrer prejuízos nos tratamentos de saúde.

Foi divulgado ainda que o Hospital da Cidade está de prontidão, caso haja uma nova demanda de internação ou atendimento.

Em entrevista ao Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, o secretário municipal de saúde, Luiz Romero, relatou que a Defesa Civil foi clara na necessidade da retirada dos pacientes. "Fazer a transferência, buscar os médicos, novas instalações, relatórios, tudo isso é uma logística muito difícil, mas os prestadores dos hospitais foram extremamente cooperativos nesta circunstância".

Segundo Romero, ainda existem 350 pacientes de hemodiálise que precisam ser realocados. Este procedimento médico acontece em dias intercalados, não sendo necessária a internação.

"A Secretaria Municipal de Saúde tem tomado todas as providências, com equipes de trabalho em alerta. Cabe à pasta fornecer ambulâncias, se for preciso, e se preparar para cuidar das pessoas", finalizou.


Sem ponto facultativo

Nessa quarta, a SMS divulgou que suspendeu o ponto facultativo desta sexta-feira, 1º, em virtude do Decreto de Emergência publicado em edição extraordinária do Diário Oficial, por causa do risco de colapso da mina. Desta forma, as Unidades Básicas de Saúde funcionam normalmente neste dia.

Também funcionam na sexta o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Pam Salgadinho e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Todos os servidores da Saúde estão de sobreaviso, em caso de necessidade.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis