Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Argetina

Operação contra pirataria tira 606 sites do ar e bloqueia 19 aplicativos que transmitiam jogos de futebol e filmes

Uma operação contra pirataria bloqueou 606 sites e 19 aplicativos que transmitia jogos de futebol e filmes no Brasil e em mais quatro países: Reino Unido, Peru, Estados Unidos e Argentina.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Uma operação contra pirataria bloqueou 606 sites e 19 aplicativos que transmitia jogos de futebol e filmes no Brasil e em mais quatro países: Reino Unido, Peru, Estados Unidos e Argentina. Os números são da Operação 404.6, que chegou em sua 6ª fase. A etapa foi deflagrada nesta terça-feira, 28, quando foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Brasil, estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, 238 bloqueios e/ou suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdos em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. Nos demais países participantes, estão sendo bloqueados aproximadamente 368 sites e cumpridos dois mandados de busca e apreensão. "As ações precisam ser contínuas e ainda temos muita coisa para fazer em relação ao enfrentamento à pirataria. É importante acabar com essa ‘romantização’ de como é tratada a pirataria. É crime e deve ser enfrentada, porque não é apenas a violação do direito do autor. É o crime de associação criminosa, que tem lavagem de capitais e outros crimes correlatos, que trazem prejuízo imenso para a nossa sociedade", disse o coordenador o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP, Alessandro Barreto.

O coordenador do Ciberlab informou ainda que, segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), a pirataria é responsável por prejuízo de cerca de R$ 12 bilhões por ano no Brasil. "Afeta a indústria criativa, na geração de empregos, na arrecadação de impostos e por tudo aqui exposto, é um problema que precisa ser enfrentado". A ação foi iniciada em 2019. Desde então, 2.580 sites bloqueados, 152 mandados de busca executados e 747 aplicativos bloqueados, abrangendo 20 Estados no total.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis