Neste sábado, 25, seis homens bolivianos foram presos em flagrante, em São Paulo. Segundo autoridades, a suspeita é de que atuam como “mulas” para o tráfico de drogas, engolindo entorpecentes para transporte entre países. Eles foram abordados por agentes da Polícia Civil e um ônibus turístico que vinha da Bolívia. Os seis suspeitos levavam no estômago um total de 454 cápsulas de cocaína, que pesaram 1,8 quilo da droga. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o serviço de inteligência da Polícia Civil tinha informações de que algumas pessoas vinham com cocaína dentro do corpo no ônibus de turismo. O veículo com 20 passageiros, todos bolivianos, saiu do país vizinho na quinta-feira, 23, atravessou o Mato Grosso do Sul e passou por Dracena, na região oeste paulista. O veículo foi levado para a sede do Deic, em Santana, na zona norte da capital, onde todos os passageiros foram submetidos a exame de Raio X. Seis estavam com a droga no estômago.
Agentes da 2ª Delegacia de Patrimônio do Departamento de Investigações Criminais (Deic) passaram a monitorar o ônibus desde o km 45 da rodovia Castelo Branco, em Araçariguama. A equipe acompanhou o deslocamento do coletivo de turismo até a entrada da capital, na Marginal Pinheiros, onde o ônibus foi abordado. Eles foram encaminhados para o pronto-atendimento da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Buarque, onde receberam medicação para expelir a cocaína. Após a alta médica, os investigados foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Conforme a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar qual seria o destino final da cocaína e outros possíveis envolvidos no esquema de tráfico com cobaias humanas. As 'mulas' são aliciadas para engolir as cápsulas com cocaína em troca da passagem e de uma quantia em dinheiro.
No dia 4 deste mês, um boliviano de 25 anos procurou atendimento médico no Pronto-Socorro de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, após passar mal. Durante os exames, foi descoberto que ele estava com 20 cápsulas de cocaína no estômago e precisou passar por uma cirurgia para a retirada da droga. Nenhum dos suspeitos teve a identidade divulgada pela polícia, o que impossibilitou o contato da reportagem com suas defesas. Nesta quinta-feira, 23, um jovem de 24 anos foi preso em flagrante, em São Paulo, suspeito de aliciar pessoas para o tráfico internacional de drogas. Ele foi detido quando treinava outras 33 pessoas para engolir drogas e levar para a Europa. No local foram apreendidos passaportes, anotações do tráfico, celulares, cartões de banco e quase 1 kg de cápsulas de cocaína que seriam engolidas. Por se tratar de suspeita de tráfico internacional, a Polícia Federal assumiu as investigações.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: Jovem Pan