Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Projeto social

Projeto Social "ClickNiggas" ganha destaque em Maceió: desconstruindo estereótipos e reconstruindo identidades

Foto: cortesia
Foto: cortesia

Na belíssima cidade de Maceió, surge um projeto social que visa desconstruir estereótipos e reconstruir identidades, trazendo à tona a pluralidade da comunidade negra nas periferias. O "ClickNiggas" nasceu da inquietação do fotógrafo e fotoartista Roger Silva, que, após anos de reflexão, decidiu dar vida a um projeto que pudesse reverter o silenciamento e o apagamento da imagem do negro na sociedade alagoana.

O projeto, iniciado em fevereiro de 2022, propõe uma análise profunda da imagem do negro periférico, especialmente em Maceió. Roger Silva, CEO do projeto, destaca que a inspiração surgiu a partir de questionamentos que ele começou a fazer enquanto estudava na UFAL em 2013, ao perceber a ausência de representatividade positiva dos corpos negros na fotografia alagoana.

A proposta é ir além da análise superficial das imagens divulgadas pela mídia hegemônica local, que muitas vezes perpetua estereótipos de violência e marginalidade. O "ClickNiggas" busca ressignificar a imagem do negro, destacando suas potencialidades culturais e promovendo o protagonismo negro nas mais diversas esferas.

O projeto, que tem como base a análise e reconstrução da imagem, aborda questões como autoestima, força negra e a distorção da imagem negra no imaginário e na mídia hegemônica. O objetivo é não apenas desconstruir estereótipos, mas também promover uma autoprojeção da imagem negra a partir das próprias vivências e experiências dos participantes.

"Eu conseguia fazer uma leitura mesmo que básica dessa fotografia alagoana, essa fotografia bastante representativa que fala das paisagens, que fala da parte do patrimônio, e que também fala de corpos, que não são os nossos corpos, os corpos negros", compartilha Roger Silva, ressaltando a disparidade na representação visual e a necessidade de transformar esse cenário.

A equipe do "ClickNiggas" é composta por profissionais engajados e comprometidos com a causa. Além de Roger Silva como CEO, a direção conta com Derick Matteo da Silva Flor como Diretor Cultural Junior, Edson Thiago Santiago Dos Santos e Everaldo Bispo dos Santos Júnior como Embaixadores em Jacintinho e Jaqueira, respectivamente. Tainá Vitoria dos Santos Martins e Vitória Cristina Avelino Rodrigues assumem a Gerência Junior de Comunicação, enquanto Gabriel Augusto atua como Gerente Administrativo e Consultor Cultural. Izadora Catarina completa a equipe como designer de mídia e Gerente Junior de Comunicação Visual.

Ao envolver jovens periféricos, o "ClickNiggas" busca não apenas desconstruir estereótipos, mas também fortalecer a autoestima e proporcionar uma visão positiva da identidade negra. O projeto representa um passo significativo na promoção da diversidade e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

A proposta do "ClickNiggas" vai além de uma análise superficial das imagens divulgadas pela mídia hegemônica local. Roger Silva enfatiza a importância de ressignificar a imagem do negro, destacando suas potencialidades culturais e promovendo o protagonismo negro nas mais diversas esferas. Suas palavras refletem a urgência de desafiar os estereótipos e distorções que permeiam a narrativa visual do negro nas periferias.

Diante de um cenário onde as imagens do negro muitas vezes são distorcidas e carregadas de estigmas, o "ClickNiggas" se destaca como uma iniciativa que busca redefinir não apenas a forma como a sociedade enxerga o negro, mas também como o negro se enxerga.

"Minha fotografia é muito pesada, porque ela vai trazer um debate complexo e completamente difuso porque a gente não tem um costume mais profundo dessa imagem", confessa Roger Silva, revelando a carga emocional e intelectual presente em cada captura, enquanto enfatiza a necessidade de quebrar padrões estigmatizantes.

Ao envolver jovens periféricos, o "ClickNiggas" busca, segundo Roger Silva, não apenas desconstruir estereótipos, mas também fortalecer a autoestima e proporcionar uma visão positiva da identidade negra. O projeto representa um passo significativo na promoção da diversidade e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Diante de um cenário onde as imagens do negro muitas vezes são distorcidas e carregadas de estigmas, as palavras de Roger Silva ecoam como um convite à transformação, um chamado para redefinir não apenas a forma como a sociedade enxerga o negro, mas também como o negro se enxerga.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis