Estado

Hemoal divulga horários especiais para doação de sangue no Dia da Proclamação da República

Núcleos de Dispensação de Hemocomponentes, entretanto, irão funcionar normalmente para liberar sangue às unidades de saúde

Por Secom Alagoas em 14/11/2023 às 20:07:56

Secom Alagoas

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona em horário especial nesta quarta-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República. Em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntários podem se candidatar à doação de sangue das 7h às 12h. Já em Maceió, as unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), recebem doações das 7h30 às 17h.

Entretanto, durante todo o dia, as Unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió vão funcionar normalmente para fornecer sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional. Isso significa que as maternidades e hospitais estarão sendo abastecidos para suprir os pedidos referentes às cirurgias eletivas, aos casos de emergência e às urgências hematológicas.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, reforça os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. "Além de estar bem de saúde, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação oficial e original com foto", informa.

Verônica Guedes esclarece que os candidatos à doação de sangue devem dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não podem ingerir bebida alcoólica. "No caso das pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento para doar sangue é de 12 meses", enfatiza.

Quanto aos impedimentos definitivos para doar sangue, a diretora do Hemoal explica que as pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem mais doar sangue. "É importante ressaltar que pessoas gripadas, com Covid-19 ou Influenza devem aguardar cessarem os sintomas e, após dez dias, podem se candidatar à doação voluntária de sangue", pontua Verônica Guedes.

Comunicar erro
Estado 02

Comentários