Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

apec

Biden marca reunião com Xi Jinping para "estabilizar" relação entre EUA e China 

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, líder da China, vão se reunir pela segunda vez.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, líder da China, vão se reunir pela segunda vez. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, 15, em São Francisco. De acordo com a Casa Branca, a conversa entre os mandatários servirá para “estabilizar” a relação entre os países. “Nosso objetivo será tentar tomar medidas que estabilizem as relações entre Estados Unidos e China, esclarecer certos mal-entendidos e abrir novas linhas de comunicação”, disse um funcionário do alto escalão do governo norte-americano, que pediu para não ser identificado, durante uma conversa com a imprensa. Já O Ministério das Relações Exteriores chinês apenas informou que Xi viajará para San Francisco de 14 a 17 de novembro para assistir à “reunião de chefes de Estado da China e dos Estados Unidos”, confirmando, pela primeira vez, que assistirá à reunião de líderes da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec).

Este será o segundo encontro entre os dois líderes desde que Biden assumiu o cargo em janeiro de 2021, e sua sétima conversa desde essa data. Também será a primeira visita de Xi aos Estados Unidos desde 2017. Os dois líderes abordarão questões relacionadas com a região da Ásia-Pacífico, a guerra na Ucrânia e o conflito em Israel e na Faixa de Gaza, bem como questões mais vastas como a crise climática e a luta contra o narcotráfico. Segundo a Casa Branca, o presidente estadunidense deverá abordar questões mais espinhosas nas quais os dois países “têm diferenças”, como “direitos humanos, questões comerciais, o mar da China Meridional e o tratamento justo das empresas e negócios americanos”. Biden ainda deve expressar a Xi as suas “preocupações” sobre a aproximação entre Coreia do Norte e Rússia, em meio a alegações dos EUA de um possível negócio de armas entre os dois países.

A reunião entre Biden e Xi ocorrerá após meses de aproximação, depois de a chegada de um suposto balão chinês aos EUA ter congelado as relações já tensas entre os dois países. Uma visita do secretário de Estado, Antony Blinken, a Pequim, em junho, e uma viagem posterior de vários funcionários dos EUA, incluindo a secretária do Tesouro, Janet Yellen, abriram o caminho. O primeiro encontro entre os dois líderes ocorreu há um ano, paralelamente à cúpula do G20 em Bail, na Indonésia. A última vez que Xi Jinping viajou aos EUA foi em 2017, quando visitou a residência na Flórida do então presidente Donald Trump, com quem tinha uma relação complicada.

*Com informações da EFE e da AFP

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis