Detran AL

Hospital da Mulher já atendeu 46 pacientes pelo Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer

Iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes acometidos por câncer

Por Suely Melo / Ascom Sesau em 08/11/2023 às 08:36:32

Hospital da Mulher já realizou 46 atendimentos de pacientes oncológicas por meio do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer

O Hospital da Mulher Dr.¬™ Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), j√° realizou 46 atendimentos de pacientes oncológicas por meio do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com C√Ęncer. A iniciativa representa o maior conjunto de ações j√° realizadas em Alagoas para pacientes com c√Ęncer, e tem o objetivo de zerar a fila de pessoas que aguardam por assist√™ncia através do Sistema Único de Saúde (SUS).


Os atendimentos começaram no HM h√° sete dias. "Nos primeiros sete dias de atendimentos da oncologia aqui no Hospital da Mulher, j√° fizemos a triagem de 46 pacientes mulheres, que vieram com patologias oncológicas. Isso demonstra que o fluxo est√° andando muito bem, os atendimentos e exames estão sendo realizados, junto com a marcação dos procedimentos cirúrgicos", explicou o secret√°rio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

A cirurgiã oncológica Myra Leão é uma das médicas respons√°veis pelas cirurgias das pacientes. "Faço a triagem oncológica aqui dos pacientes do Hospital da Mulher. Com isso, nós conseguimos entender um pouco qual o problema da população e qual especialidade eles precisam para planejar o tratamento desses pacientes e dar o tratamento oportuno para cada um deles", disse a médica.


Ações do plano

Na Clínica da Família do Benedito Bentes estão sendo realizadas consultas de triagem com pacientes que j√° possuem diagnósticos confirmados ou suspeitos. No HM, foram ampliados os consultórios oncológicos por meio de consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia. No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que j√° realiza consultas de triagens hemato-oncológicas, foi reforçada a estrutura para as consultas.

Na frente relacionada aos exames de imagens, o Estado de Alagoas, dentro do seu parque tecnológico, est√° ofertando exames específicos. No HM, exames de biópsia de colo de útero e mama, mamografia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), exames de colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital do Coração Alagoano, as resson√Ęncias.

J√° no Hospital Regional da Mata (HRM) estão sendo feitas tomografias e Ultrassonografias e no Hospital Regional do Norte (HRN), biópsia da próstata, colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. O Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ci√™ncias da Sesau de Alagoas (Uncisal) oferta biópsias de próstata e tireoide, mamografia e ultrassonografia. O Centro de Patologia Médico e Laboratorial (CPML) faz todas as an√°lises patológicas dos exames coletados na rede hospitalar relacionados às biópsias e os exames laboratoriais de marcadores tumorais. Além disso, o Hemoal est√° dando suporte hemoter√°pico, biópsia de medula e mielograma.

Em relação às cirurgias, pela Rede Filantrópica Habilitada de Alta Complexidade, foi ampliada a oferta de procedimentos no Hospital Universit√°rio (HU), por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Sesau e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de reforço da equipe médica e dos leitos clínicos e resson√Ęncia com contraste. Na Rede Pública Estadual, as cirurgias ginecológicas e de mama serão feitas no HM, e as de cabeça e pescoço e neuro, no HMA. A quimioterapia e a radioterapia são de compet√™ncia única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena dos municípios.

Comunicar erro
Alagoas 02

Coment√°rios