Detran AL

Governador assina retomada da construção do Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios

Ordem de serviço foi assinada com secretário de Saúde; hospital será referência para oito municípios alagoanos

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau em 06/11/2023 às 20:27:44

Hospital Regional do Médio Sertão vai contar com 123 leitos e atender oito municípios alagoanos

A construção do Hospital Regional do Médio Sertão (HRMS), em Palmeira dos Índios, foi retomada nesta segunda-feira (6) com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Paulo Dantas e pelo secret√°rio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. Quando estiver em funcionamento, a unidade ser√° refer√™ncia para 158 mil habitantes dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D"Arca, além de Palmeira dos Índios.

O Hospital Regional do Médio Sertão est√° sendo construído em uma √°rea de 10.500 m¬≤, com dois pavimentos, e contar√° com 123 leitos nas √°reas de clínica médica, pediatria, maternidade, urg√™ncia e emerg√™ncia na porta de entrada, UTI adulto e UTIs pedi√°trica e cirúrgica. A unidade também vai contar com um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas, atendendo à demanda da região do Médio Sertão, evitando o deslocamento para os hospitais da capital e de Arapiraca.

O governador Paulo Dantas ressaltou que o hospital vai qualificar a assist√™ncia para os moradores a 8¬™ Região de Saúde. "Esta é uma obra muito importante para o povo de Palmeira dos Índios e região, uma vez que vai atender também outros sete municípios. É uma obra que vai custar aos cofres do Estado mais de R$ 70 milhões, e a previsão de entrega é maio de 2024. O hospital vai contribuir para melhorar a assist√™ncia à saúde, e também gerar emprego para os profissionais de saúde da região", afirmou Paulo.

O secret√°rio Gustavo Pontes de Miranda também reforçou a import√Ęncia que a nova unidade ter√° para os municípios da região. "Essas pessoas terão acesso a consultas especializadas, exames de diagnóstico e cirurgias eletivas, sem ter que se deslocar para a capital", disse.

O hospital ser√° integrado à rede de assist√™ncia que j√° existe na região, assegurando conforto e segurança para milhares de pessoas do Agreste, assim como j√° acontece no Alto Sertão, Zona da Mata e Norte do estado, com os hospitais regionais j√° construídos. "Quanto estiver em funcionamento, a economia local também ser√° dinamizada, uma vez que existe a previsão de serem criados mais de 800 empregos diretos", ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.



Expectativa

O indígena Xukuru-Kariri Genivaldo Celestino, morador de Palmeira dos Índios, ressaltou a import√Ęncia do hospital para a população. "É sempre bom ver a saúde avançar. A população precisa muito, e sei que muitas vidas serão salvas com esse novo hospital", ressaltou.

Comunicar erro
Alagoas 02

Coment√°rios