Fortes chuvas na grande de São Paulo na tarde da última sexta-feira, 3, deixaram vários bairros da capital sem energia elétrica. Moradores da zona leste e da zona sul cobram, por meio das redes sociais, resposta da concessionária Enel, empresa privada responsável pelo setor elétrico do município. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 874 chamados para quedas de árvores. Em nota, a Enel informou que “a companhia reforçou as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos. Informa ainda que as regiões mais afetadas foram as zona Sul e Oeste e está avaliando a extensão dos danos causados. Devido a complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia pode levar mais tempo". Entrevistada pelo site da Jovem Pan, a desenvolvedora Juliana Pereira está sem energia elétrica em sua residência desde às 16h da tarde de sexta. “Sem luz desde às 16h de ontem, choveu bastante aqui na região, tentei ligar pra Enel, eles não atendem o telefone, sempre fala que está fora de serviço. Ontem de madrugada eu consegui ligar, mas aí só pediram meus dados, tentei falar com atendente, mas fiquei 30, 40 minutos ouvindo uma música e não consegui esperar mais, porque a bateria do meu celular estava acabando. Hoje ainda continuamos sem luz, não sei que horas vai chegar. Acho que as coisas da geladeira só aguentam até hoje”, afirma.
17h sem energia elétrica na Zona Leste de SP. Não se salvou uma comida da geladeira. ENEL com certeza a pior empresa desse país. pic.twitter.com/rzk9rkFKJa
— Anderson Souza (@anderesprache) November 4, 2023
Enel irresponsável na minha região possui diversas árvores que tem os galhos intrelaçados na rede elétrica, vocês não tem um plano de ação para podar essas árvores, qualquer vento fecha curto na rede de alta tensão, estoura os transformadores. Enel presta um serviço péssimo.
— William (@barretowyll) November 4, 2023
1h e batem telefone na cara pic.twitter.com/gXdtczMXjX
— Ricardo (@rmdaraujo1) November 4, 2023
Aqui em Santana, ZN, estamos sem energia desde às 16h20 de ontem. Não consegui entregar uma demanda de trabalho. Passamos a noite no escuro. Amanheceu e o que tinha na geladeira se perdeu, inclusive medicamento. Tento contato com a Enel e nada, nenhum canal funcionando. Caos.
— Carlos Manoel (@carlosmanoelpa) November 4, 2023
Fonte: Jovem Pan