Estado

A OMS já suspendeu a vacinação contra a Covid-19?

Organização Mundial da Saúde continua reconhecendo a propagação do coronavírus como uma pandemia e recomenda a vacinação

Por Ministério da Saúde em 26/10/2023 às 17:54:20

Mike Sena /MS

A verdade que a pandemia acabou? Não! O que aconteceu foi a mudança de status da pandemia no contexto global. No dia 5 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emerg√™ncia de Saúde Pública de Import√Ęncia Internacional (ESPII) referente à Covid-19. Foi verificada uma tend√™ncia de queda nas mortes causadas pelo coronavírus, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva e os altos níveis de imunidade da população global relacionados à doença.

Mas o fim da ESPII NÃO significa que a Covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça à saúde. A propagação mundial da doença continua caracterizada como uma pandemia. "O que essa notícia significa é que est√° na hora de os países fazerem a transição do modo de emerg√™ncia para o de manejo da Covid-19, juntamente com outras doenças infecciosas", destacou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, durante o anúncio.

De acordo com a OMS, quais são as prioridades da vacinação agora?

Alguns dias antes do anúncio sobre o fim da ESPII, a OMS atualizou suas recomendações sobre a vacinação contra Covid-19, sugerindo que populações de alto risco devem receber uma dose adicional até 12 meses após o último reforço. O novo documento divide a recomendação em tr√™s grupos:

  • Alta prioridade: adultos mais velhos; adultos mais jovens com comorbidades significativas (por exemplo: diabetes e doenças cardíacas); pessoas com baixa imunidade (por exemplo: vivendo com HIV e transplantados), incluindo crianças com 6 meses ou mais; gr√°vidas e profissionais de saúde da linha de frente.
  • Média prioridade: adultos saud√°veis (geralmente com menos de 50-60 anos) sem comorbidades e crianças e adolescentes com comorbidades.
  • Baixa prioridade: crianças e adolescentes saud√°veis de 6 meses a 17 anos.

Devo me vacinar?

Sim! O Brasil mantém a recomendação de vacinação para todas as pessoas que ainda não se vacinaram. A imunização é a medida mais eficaz para a prevenção de doenças, incluindo a Covid-19. Tem dúvidas sobre que outras vacinas são adequadas a voc√™ e sua rede de familiares e amigos? Confira o calend√°rio nacional de vacinação.Se voc√™ ainda não completou o ciclo vacinal ou est√° com alguma dose em atraso, v√° até a unidade de saúde mais próxima. E faça parte do Movimento Nacional pela Vacinação!

Comunicar erro
Estado 02

Coment√°rios