Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

FUTEBOL

Estádio Rei Pelé completa 53 anos com um pé no passado e outro no futuro

Aldo Correia / Agência Alagoas
Aldo Correia / Agência Alagoas

Um jovem senhor. Assim podemos denominar o Estádio Rei Pelé, maior praça esportiva de Alagoas, que nesta quarta-feira (25), completa 53 anos, conservando a história e planejando passos para o futuro.

De grande importância para o esporte alagoano e carinhosamente conhecido como Trapichão – nome que herdou devido ao bairro onde está inserido, o Trapiche da Barra – durante anos, levou muitas alegrias e emoção em partidas decisivas. Seu nome faz referência ao maior atleta de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Alagoas é o único estado do país que homenageia o Atleta do Século.

Administrado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), o equipamento esportivo foi inaugurado em 1970. A sua construção foi fruto de uma série de iniciativas públicas e privadas, para erguer esse templo do esporte na "Terra dos Marechais". Em 2023, completando 53 anos de história, cada corredor, rampa, escada e acesso tem um pouco do passado.

Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler, comemorou o aniversário do estádio e reforçou o compromisso do Governo de Alagoas com a praça esportiva.

"É uma satisfação imensa trabalhar todos os dias aqui, vendo o esporte de perto, trabalhando para melhorias nas modalidades, mas também nos espaços em que serão praticados. O Rei Pelé é história e nós trabalhamos para que seja também, o futuro", afirmou.

Da mesma forma que conserva a história, através de espaços como o Museu Edvaldo Alves Santa Rosa, o "Dida", o Memorial Rainha Marta e o Hall da Fama, o "Trapichão" trabalha com o pé no futuro, contando com auditório moderno, camarotes, alojamentos confortáveis e continua passando por melhorias, tendo uma reforma estrutural considerável, que será executada pelo Governo de Alagoas nos próximos 12 meses, por meio de parceria entre as Secretarias do Esporte, Lazer e Juventude e da Infraestrutura.

Secretário Especial de Gestão da Selaj, Charles Hebert também destacou a importância do Rei Pelé para o esporte alagoano. "Eu já fui árbitro de futebol durante anos e sei exatamente o que é pisar nesse gramado sagrado, em que já pisaram tantas estrelas do esporte nacional. Como se não bastasse essa oportunidade como desportista, tenho também a missão na gestão e junto com a nossa equipe, trabalhamos para que o nosso Rei Pelé esteja cada dia melhor, para o torcedor e o povo alagoano", completou.

História - O Estádio Rei Pelé foi inaugurado no dia 25 de outubro de 1970, com uma partida comemorativa entre o Santos de Pelé e uma seleção de atletas alagoanos. O placar final foi de 5 a 0 para a equipe do Santos. O primeiro gol do Estádio Rei Pelé foi marcado por Douglas, do Santos, para um público de aproximadamente 45 mil pessoas.

Desde então, a maior praça esportiva de Alagoas recebeu grandes nomes do futebol, além de Pelé. Zico, Junior, Toninho Cerezo foram nomes que pisaram nesse gramado, em jogo comemorativo em 2015.

As seleções masculina e feminina também atuaram aqui, em momentos distintos, com a presença de Romário, Ronaldo e a alagoana e melhor do mundo por seis vezes, Marta Vieira, a Rainha Marta.

Em homenagem aos 53 anos de historia do Rei Pelé, a Agência Alagoas homenageia o templo do futebol alagoano com uma galeria que mostra momentos marcantes no Estádio. A galeria Falcon Barros já conta com diversos registros dos repórteres fotográficos Ailton Cruz e José Ronaldo. Para ter acesso às imagens do Trapichão, clique aqui.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis