Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Secretário Silvio Bulhões assume presidência de honra de congresso científico da Uncisal

Organização destaca que convite foi uma maneira de comemorar o apoio do Governo do Estado à universidade

Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal vai até dia 20 de outubro
Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal vai até dia 20 de outubro

O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, assumiu, durante a abertura do Congresso Acadêmico e Científico da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Cacun/Uncisal), o cargo como Presidente de Honra do evento. Em sua 13ª Edição, o Cacun tem como tema "Tecnologia, ciência, saúde, ação... O que te move?", e conta com programações diversas até sexta, 20.

O secretário foi convidado para presidir o 13º Cacun pelo reitor Henrique Costa e pela pró-reitora de Extensão, Maria Margareth Tavares. Eles destacaram que o convite foi uma maneira de comemorar o apoio contínuo do Governo do Estado à Uncisal, e ressaltaram a importância das colaborações interdisciplinares que as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&Is) podem desempenhar em diversos setores, incluindo, claro, a saúde, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19, com o sistema de controle de leitos.

Silvio Bulhões agradeceu o convite e a possibilidade de assumir a função de Presidente de Honra do maior evento acadêmico da universidade, numa cerimônia que reflete a dedicação da comunidade científica em aprimorar as pesquisas da área na região.

"Há algum tempo, começamos a buscar uma maior aproximação com as universidades estaduais, e a Uncisal foi a primeira delas. A partir daí, nasceu uma relação de cumplicidade muito importante entre a gestão da universidade e a secretaria, com objetivos muito claros e próximos. Porque uma das maiores intenções da Secti é incluir como papel da Ciência e Tecnologia a promoção e o fortalecimento do ensino superior, dando suporte tanto aos alunos quanto às instituições e suas demandas", afirmou Bulhões.

Segundo o secretário, o elo entre o Governo de Alagoas, o Governador Paulo Dantas, e a Universidade vem dando resultados, buscando os interesses e a defesa das comunidades científica e acadêmica. "É através de programas como o "Mais Ciência, Mais Futuro", por exemplo, que vocês têm acesso às bolsas de mestrado, doutorado, eventos científicos e recursos que melhoram as estruturas das instituições e o ecossistema local, como a Uncisal. E é assim que podemos afirmar, com certeza, que esse será o melhor e maior ano para as CT&Is em Alagoas. E ainda temos muito pela frente", disse.

A programação do Cacun englobará apresentações culturais e dos trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica desenvolvidos ao longo do ciclo 2022/2023. Além disso, incluirá oficinas, minicursos, palestras, lançamentos de livros e mesas redondas, contando com a presença de professores, pesquisadores e estudantes.

Todas as temáticas abordadas estarão relacionadas aos programas, projetos e iniciativas da Secti, como o empreendedorismo acadêmico, o combate às notícias falsas na área da saúde e a relevância da inteligência artificial, big data e inovação nas estratégias de saúde.

O XIII Cacun também é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e pela Lidera Saúde.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis