Chapa tem 20 nomes competitivos, sendo 30% mulheres
A chapa proporcional do MDB está fechada com 20 nomes de vereadores com mandato e secretários municipais e ex-vereadores que tentam uma das 19 vagas na Câmara Municipal da cidade mais importante do estado de Alagoas.
Pelo potencial eleitoral e habitacional, Arapiraca poderia ter o número de vereadores aumentado de 19 para 21 vagas, como ocorreu na Câmara Municipal de Maceió que aumentou de 25 para 27 vagas. A cidade de Delmiro Gouveia no alto Sertão também aumentou duas vagas para a próxima legislatura.
Em Arapiraca, o presidente da Mesa Diretora, vereador Sérgio do Sindicato é contrário ao aumento de duas vagas, enquanto outros vereadores são favoráveis. O aumento demostra o crescimento da cidade de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Enquanto o MDB está com sua chapa fechada, outros partidos estão na articulação para o preenchimento das 20 vagas a exemplo do Solidariedade dirigido pelo atual coordenador municipal da Defesa Civil Lindomar Ferreira. Segundo ele, a orientação do partido em nível estadual é montar chapa majoritária e proporcional.
O Podemos que tem como presidente em nível estadual o senador Rodrigo Cunha está se articulando para montar a chapa proporcional e a orientação de acordo com o presidente municipal Carlos André e não aceitar na chapa vereadores com mandato.
O PDT deve montar chapa proporcional juntamente com o PSB, que conta com a adesão de cinco vereadores com mandato liderado pelo vereador Thiago ML.