Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Política

Eduardo Campos é homenageado pelo Parlamento alagoano

Imagem de destaque da notícia

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 16, uma sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Henrique Accioly Campos (in memoriam). A solenidade, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), foi aprovada pelo plenário da Casa em 2012, antes do falecimento de Campos, e é um reconhecimento à contribuição que o gestor pernambucano concedeu aos alagoanos. A sessão foi comandada pelo presidente do Parlamento alagoano, deputado Marcelo Victor, e teve início com a execução do Hino Nacional, executado pelo sargento PM Camilo.

Na sequência, o presidente da Academia Alagoana de Letras, engenheiro Rostand Lanverly, saudou a todos e discorreu sobre a história de vida do homenageado. Já a secretária estadual da Primeira Infância, Paula Dantas, também presidente estadual do PSB, partido que era presidido nacionalmente por Eduardo Campos, destacou o trabalho da sigla no Estado e no País.

O deputado estadual Inácio Loiola justifica a entrega do título de Cidadão Alagoano a Eduardo Campos pela sua altivez política e pela sua capacidade de sempre estar próximo dos interesses dos nordestinos, buscando através de sua liderança regional no plano nacional defender a união e o fortalecimento da Região Nordeste. "Eduardo Campos foi um político hábil, corajoso e determinado em fazer do Brasil um País de trabalho, prosperidade e felicidade. Pensava grande e agia como sonhava. Como gestor da coisa pública serve de exemplo a todos nós. Quando governou Pernambuco, seus programas de cunho social comprometidos com a cidadania e o bem-estar social foram reconhecidos pela ONU", disse.

Ainda em seu pronunciamento, Inácio Loiola afirmou que Eduardo Campos, atuou com muita competência em áreas dedicadas, remodelou os serviços de saúde e investiu na qualificação profissional, por meio da implantação de escolas técnicas em todas as regiões do seu Estado. "Ele também reduziu os índices de violência e de mortalidade infantil. O Brasil ficou menor, sem a visão arguta deste notável político e sem o presidente que não teve a chance de eleger. Por onde passou, Eduardo Campos, líder respeitado, deixou a marca do seu carisma e de sua competência política e administrativa", destacou.

Por fim, recorda o deputado estadual que Eduardo Campos solidarizou-se com as famílias alagoanas vítimas das enchentes em 2010. E, no setor estrutural, alinhou com o ex-governador Teotonio Vilela o projeto de duplicação das rodovias do litoral norte alagoano e sul pernambucano, com o intuito de fomentar o desenvolvimento integrado do turismo regional. "O político Eduardo Campos tinha um projeto integrado para o Brasil e o Nordeste. Razão pela qual concedi o título de cidadão alagoano em 2012, e a Assembleia Legislativa o reconheceu e o aprovou (anterior à sua partida inesperada)", ressaltou Inácio, acrescentando", ressaltou Loiola.

Representando a família do homenageado, o prefeito de Recife e filho de Eduardo Campos, João Henrique Campos, agradeceu a todos pela instituição da Lei nº 7.376, de 04 de julho de 2012, que concedeu o título de Cidadão Alagoano a seu pais, lei sancionada pelo então governador Teotonio Vilela Filho. "Meu pai não teve a oportunidade de receber essa honraria, mas a sua história e tudo o que ele fez pelo Nordeste é algo que deve nos inspirar sempre: lutar pela unidade de nossos Estados, buscar parcerias e, sobretudo, ter na política algo extremamente importante para fazer a transformação, alcançando os que mais precisam. Inácio Loiola sempre caminhou ao lado de meu pai e por meio dele quero agradecer a todos os deputados por esta homenagem", destacou.

Ao final, o presidente Marcelo Victor citou o legado deixado por Eduardo Campos. "Muito foi dito aqui sobre as qualidades do nosso homenageado, e certamente elas são reconhecidas por todo o povo de Pernambuco e do Brasil, mas uma delas podemos trazer para a nossa vida política: o discurso não pode se divorciar das atitudes. Aqui foi dito pelo prefeito de Recife, João Campos, que seu pai defendeu a Educação e, quando teve a oportunidade de fazer, por ela fez. É assim que se mantém a democracia. Esse legado foi deixado por Eduardo Campos", afirmou.

No dia 13 de agosto de 2014, o então candidato à presidência da República, Eduardo Campos, embarcou em um avião modelo Cessna Citation 560XLS+ de prefixo PR-AFA, Ele saiu do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, por volta das 9h, com destino ao município de Guarujá, para cumprir agenda de campanha. Por volta das 10h, o avião caiu sobre uma área residencial do bairro do Boqueirão, no município de Santos, Estado de São Paulo, sem deixar sobreviventes.

Estavam presentes ainda na solenidade as deputadas Cibele Moura (MDB), Ângela Garrote (PP), os deputados Lelo Maia (União Brasil), Alexandre Ayres (MDB), Bruno Toledo (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Remi Calheiros (MDB) e Silvio Camelo (PV); os deputados federais Pedro Campos (PSB/PE) – filho de Eduardo Campos e Luciano Amaral (PV/AL); do deputado estadual Sileno Guedes (PSB/PE); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, desembargador Klever Loureiro; o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo; o desembargador José Carlos Malta; a viúva do homenageado, Renata Campos, e outros membros da família; prefeitos e secretários estaduais.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis