Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

Meningite: reunião define que Helvio Auto será hospital de referência para casos registrados em AL

Determinação inclui casos suspeitos ou confirmados de meningite registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e/ou outras unidades de saúde

Assessoria
Assessoria

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) recebeu, na manhã desta terça-feira, 03, os representantes da saúde pública de Maceió e do Estado de Alagoas, a fim de discutir sobre as medidas adotadas para conter o surto de meningite na capital alagoana. O momento também serviu para que os entes públicos apresentassem ao Defensor Público do Núcleo de Proteção Coletiva, Daniel Alcoforado Costa, seus planos de Enfrentamento à Doença Meningocócica, anteriormente solicitados pela instituição, através de ofício.

Durante a reunião ficou definido que o Hospital Helvio Auto passa, a partir de agora, a funcionar com "vaga zero" para a doença, isto é, será o hospital referência para tratamento do paciente com suspeita de meningite, independente de regulação. Todos os casos suspeitos ou confirmados de meningite registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e/ou outras unidades de saúde deverão ser transferidos para o Helvio Auto, local que possui infectologistas especializados para a avaliação, manejo e tratamento dos pacientes. No local também serão realizados exames complementares, como tomografia e exames laboratoriais.

Em relação à implementação de novas vacinas no Programa Nacional de Imunização, os representantes da saúde destacaram que, conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, publicada no último domingo, a vacina para Meningite tipo B não é recomendada para os casos registrados em Maceió. "Mas, as vacinas não devem ser ignoradas. O município de Maceió, aqui presente através da sua Secretaria de Saúde, mostrou que está trabalhando na ampliação dessa cobertura vacinal, fazendo busca ativa nas escolas, nos bairros, nas grotas. Isso já é um grande avanço", explicou.

Para o Defensor Público Daniel Alcoforado, as armas contra a doença são a prevenção (encontrada na cobertura vacinal), o rápido diagnóstico e o tratamento imediato. "Hoje nos reunimos para fazer esse acompanhamento das medidas adotadas, verificar o que está em andamento ainda e o que vai ser feito com relação a vigilância em saúde e assistência dos pacientes. Queremos saber, por exemplo, como será o transporte desses pacientes, dos atendimentos iniciados nas UPAs até o momento da chegada no hospital de referência. Não pode existir morosidade. É uma doença que a cada minuto perdido pode ser letal", expôs.

Acompanhamento
Desde o último mês de maio, quando a Defensoria Pública recebeu informações do aumento incomum de casos de meningite, mais especificamente na cidade de Maceió – nos bairros Jacintinho e Benedito Bentes, foram iniciadas reuniões com os gestores da saúde. "Verificamos que havia uma fragilidade muito grande na rede de atendimento, seja com relação à vigilância em saúde, com as notificações dos casos, com o atendimento inicial com diagnóstico, o tratamento em si, a cobertura vacinal e estabelecemos ali uma série de compromissos que deveriam ser adotados", expôs o Defensor.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis