Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alemanha

Equipe brasileira de hipismo de saltos garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024

A equipe brasileira de hipismo conquistou, neste domingo, 1ª, a vaga nos saltos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao ficar em quarto lugar na Copa das Nações, disputada na arena do Real Club de Polo, em Barcelona, na Espanha.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

A equipe brasileira de hipismo conquistou, neste domingo, 1ª, a vaga nos saltos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao ficar em quarto lugar na Copa das Nações, disputada na arena do Real Club de Polo, em Barcelona, na Espanha. Os brasileiros foram liderados pela amazona Luciana Diniz, montando Vertigo du Desert, que completou um percurso perfeito e transformou as quedas dos cavaleiros Pedro Veniss e Rodrigo Pessoa em pontos positivos. "O cavalo estava bem, tivemos uma falha, mas depois ele voou o resto do caminho. A realidade é que aquela falta tirou a pressão de mim porque eu sei que se o Major Tom faz uma falta daquelas, ele não vai fazer mais nenhuma, tentei mantê-lo o mais calmo possível até o final e ele respondeu muito bem”, explicou Pessoa. Além disso, deixou claro que as Olimpíadas eram o objetivo "máximo" da equipe e que queriam vencer em Barcelona e ir com tranquilidade aos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile: "tínhamos uma missão e a cumprimos".

O conjunto de salto da Alemanha ficou com a primeira colocação, completando uma participação perfeita na Copa das Nações, vencendo com uma diferença graças a três zeros, seguida no pódio por França e Bélgica, que defendia o título. Apesar de que a primeira amazona alemã Jana Wargers, montando Dorette, ter recebido dupla penalização, seus oito pontos foram descartados após os compatriotas Christian Kukuk (Checker 47), Hans-Dieter Dreher (Elysium) e Richard Vogel (United Touch S) não cometerem erros. Vogel, autor da prova definitiva, confessou durante entrevista coletiva que os conselhos de Jana Wargers evitaram que fosse derrubado no triplo obstáculo, e reconheceu, em tom descontraído, que teve de tomar "uma aspirina" para relaxar porque seu cavalo tem dificuldades com combinações.

O chefe de equipe, Otto Becker, comemorou o esforço dos alemães ao longo do fim de semana, principalmente depois de começar a final com uma dupla queda e se recuperar para marcar três zeros consecutivos, por isso garantiu que "mereceram essa vitória" que revalida o título conquistado em 2016. Atrás deles, a França terminou em segundo com 8 pontos e um tempo acumulado de 249,74 segundos e a Bélgica completou o pódio também com 8 pontos, mas com 251,25 segundos. Precisamente, os Estados Unidos terminaram em quinto lugar, o outro país com opções olímpicas que agora terá que apressar suas opções no campeonato continental, já que sua última amazona a sair para a pista Laura Kraut (Dorado 212) não cometeu qualquer erro, mas excedeu o tempo permitido em 0,62 segundos e adicionou 1 ponto de penalização.

O percurso proposto por Santiago Varela foi longo (580 metros) e tecnicamente exigente (14 obstáculos e 18 esforços), com destaque para uma combinação tripla na penúltima barreira que pesou para grande parte dos participantes e uma dupla estreita, na qual também houve muitas quedas. A lista completa desta grande final da Copa das Nações, organizada pela Federação Equestre Internacional (FEI) no 111° Concurso de Saltos Internacional de Barcelona, foi: Alemanha, França, Bélgica, Brasil, Suíça, Grã-Bretanha – equipe que terminou na primeira posição no dia de abertura – e Irlanda.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis