Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

f1

Verstappen vence GP do Japão de F1 e Red Bull conquista título de construtores

A Red Bull Racing conquistou o segundo título consecutivo de construtores na Fórmula 1 neste domingo (24), após a vitória do holandês Max Verstappen no Grande Prêmio do Japão.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

A Red Bull Racing conquistou o segundo título consecutivo de construtores na Fórmula 1 neste domingo (24), após a vitória do holandês Max Verstappen no Grande Prêmio do Japão. Atual bicampeão mundial, Verstappen venceu a corrida de ponta a ponta, à frente das McLaren do britânico Lando Norris e do australiano Oscar Piastri no circuito de Suzuka. Esta foi a 13ª vitória do holandês na temporada, entre 16 corridas disputadas até aqui. “Foi um fim de semana incrível e é ótimo vencer aqui, mas o mais importante foi vencer o campeonato de construtores. Parabéns a todos da fábrica, estamos tendo um ano incrível”, comemorou Verstappen depois da prova. Na lendária pista de Suzuka, a Red Bull não desperdiçou a oportunidade de garantir seu sexto título de construtores na história. Para conseguir tal feito, tinha que somar pelo menos um ponto a mais que a Mercedes e a Ferrari não marcar mais de 23 pontos. Isso se deu porque as “Silver Arrows” de Lewis Hamilton e George Russell terminaram em 5º e 7º e as Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz em 4º e 6º.

Verstappen perto do título

A equipe austríaca também garantiu mais um título de pilotos até o final da temporada, já que Hamilton e Fernando Alonso (Aston Martin) – dois dos quatro pilotos que começaram a corrida no Japão com chances de serem campeões – abandonaram matematicamente a disputa. Restam apenas Verstappen e seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, mas ambos estão separados por um abismo de 177 pontos na classificação. Na próxima etapa da temporada, no Catar, Verstappen terá a primeira chance de garantir o título já no sábado, na corrida sprint.

Pérez desiste… duas vezes

Largando na pole position diante de mais de 100 mil pessoas, Verstappen liderou de ponta a ponta uma corrida marcada por diversas colisões na largada. Enquanto o holandês quase foi surpreendido no final por Piastri, segundo no grid, e Norris, terceiro, na parte de trás vários pilotos se envolveram em acidentes, incluindo Pérez, que foi obrigado a ir para os boxes e reparar seu carro após um toque na Mercedes de Lewis Hamilton. As coisas então foram de mal a pior para o mexicano. Após mais um toque, dessa vez com a Haas do dinamarquês Kevin Magnussen, ele finalmente jogou a toalha no primeiro terço da corrida.

Excepcionalmente, porém, Pérez voltou à pista na 40ª volta (de um total 53) para cumprir uma penalidade de 5 segundos recebida por ter sido considerado culpado pela colisão com Magnussen, e então voltar para os boxes da Red Bull. A decisão foi tomada com base no regulamento, que estipula que se uma punição não for cumprida, o piloto pode perder posições no grid na corrida seguinte. A Fórmula 1 retorna no fim de semana de 6 a 8 de outubro para a disputa do Grande Prêmio do Catar, no Circuito Internacional de Losail, em Doha. Confira abaixo a classificação do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1.

1.Max Verstappen (HOL/Red Bull) 1h30:58.421

2.Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) +19.387

3.Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes) +36.494

4.Charles Leclerc (MON/Ferrari) +43.998

5.Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) +49.376

6.Carlos Sainz (ESP/Ferrari) +50.221

7.George Russell (GBR/Mercedes) +57.659

8.Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes) +1:14.725

9.Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault) +1:19.678

10.Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault) +1:23.155

11.Liam Lawson (NZL/AlphaTauri-Red Bull) +1 volta

12.Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull) +1 volta

13.Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo-Ferrari ) +1 volta

14.Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari) +1 volta

15.Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari) +1 volta

Abandonos:

Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo-Ferrari ): problema mecânico na 8ª volta

Sergio Pérez (MEX/Red Bull): problema mecânico na 16ª volta

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes): problema mecânico na 21ª volta

Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes): problema mecânico na 23ª volta

Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes): problema mecânico na 27ª volta

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis