Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Copa do Brasil

Flamengo e São Paulo iniciam disputa de final da Copa do Brasil e tentam "salvar" a temporada 2023

Flamengo e São Paulo começam a brigar pelo título da Copa do Brasil a partir das 16h (de Brasília) deste domingo, 17, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Flamengo e São Paulo começam a brigar pelo título da Copa do Brasil a partir das 16h (de Brasília) deste domingo, 17, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Apesar de disputar a final de um dos torneios mais importantes do futebol nacional, tanto Rubro-Negro quanto o Tricolor chegam pressionados para este momento especial. Do lado flamenguista, o clube vive uma de suas piores crises dos últimos cinco anos, com problemas extracampo e dentro das quatro linhas. Mais do que isso, os cariocas podem ficar sem erguer uma taça na temporada pela primeira vez desde 2018. Os são-paulinos, por sua vez, apostaram tudo mais uma vez nos torneios eliminatórios e podem reviver o pesadelo do ano passado, quando ficaram sem títulos e fora da Libertadores da América. Desta forma, o grande campeão conseguirá “salvar” a temporada, enquanto o vice afundará na crise e, provavelmente, sofrerá com protestos de seus torcedores.

O Flamengo, é verdade, já está lidando com a revolta da torcida. Antes da derrota para o Athletico-PR, na última quarta-feira, pelo Brasileirão, os torcedores já cobravam uma reação. O revés para o Furacão depois da pausa para Data Fifa foi apenas a “ponta do iceberg” para os rubro-negros. Após dispensar Dorival Júnior e fechar com Vítor Pereira, o clube amargou fracassos no começo deste ano. Além de ficar em terceiro no Mundial de Clubes, o time carioca perdeu as finais da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Estadual. Contratado para a vaga do português, o treinador Jorge Sampaoli chegou com a missão de reerguer um grupo já acostumado com as glórias. A mudança, porém, causou ainda mais transtornos para o lado flamenguista e piorou o clima no vestiário.

Fora das quatro linhas, o momento mais delicado no Flamengo ocorreu quando Pablo Fernández, preparador físico de Sampaoli, acertou um soco no rosto de Pedro após uma vitória sobre o Atlético-MG, em julho deste. O auxiliar foi desligado do clube, mas o ambiente continuou ruim. Prova disso é que, menos de 20 dias depois, o meio-campista Gerson agrediu o lateral Varela durante um treinamento. Dentro de campo, a equipe também passou a apresentar um futebol ainda menos convincente e caiu para o modesto Olimpia, nas oitavas de final da Libertadores da América. No Brasileirão, o Fla é apenas o quarto colocado, com 12 pontos de desvantagem para o líder Botafogo, possuindo chances remotas de título. Assim, com uma temporada para lá de turbulenta, a Copa do Brasil é a última esperança para dar alguma alegria à “Nação”.

O balanço do São Paulo ao final da temporada também vai depender dos resultados nas finais da Copa do Brasil. Depois de amargar uma eliminação vexatória para o Água Santa, no Paulistão, o clube decidiu trocar o ídolo Rogério Ceni pelo experiente Dorival Júnior. Num primeiro momento, a escolha deu certo, com a equipe embalando nos torneios de mata-mata e iniciando bem o Campeonato Brasileiro. Desde o fim de julho, contudo, o Tricolor passou a oscilar, caiu nas quartas de final da Copa Sul-Americana e despencou no Brasileirão — os paulistas estão no 13º lugar, longe da classificação para a próxima Libertadores. Assim, a Copa do Brasil surge como única oportunidade para ganhar uma taça e, consequentemente, garantir vaga no principal torneio da América do Sul do ano que vem.

O cenário, assim, é semelhante com o vivido pelos são-paulinos na temporada 2022. Na ocasião, o time também caiu de produção no Brasileirão na medida em que avançava nas competições eliminatórias. Na Copa do Brasil, o Tricolor caiu justamente para o Flamengo, na semifinal. Assim, o São Paulo apostou tudo na Copa Sul-Americana, mas perdeu a final para o Independiente del Valle (Equador) e acabou o ano sem atingir os objetivos. Desta vez, o título inédito também pode ser importante para tentar seduzir Lucas Moura, que tem contrato somente até dezembro. Além disso, a premiação para o campeão, de aproximadamente R$ 70 milhões, também seria importante para quitar as pendências com o plantel e ajudar a pagar o salário do meio-campista colombiano James Rodríguez, outro recém-contratado.

Flamengo x São Paulo:

Data: 17/09/2023.
Horário: 16 horas (de Brasília).
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Provável Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Victor Hugo e Gerson; Bruno Henrique e Pedro (Gabigol). Treinador: Jorge Sampaoli.
Provável São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa), Beraldo e Welington (Caio Paulista); Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor (Luciano) e Wellington Rato; Lucas Moura e Calleri. Treinador: Dorival Júnior.
Árbitro: Anderson Daronco (RS).
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE).
VAR: Rafael Traci (SC).

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis