Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Derna

Número de mortos por enchentes na Líbia pode chegar a até 20 mil, diz prefeito

O prefeito da cidade de Derna, na Líbia, Abdulmenam al-Ghaithi, afirmou que o número de mortes causados pelas inundações pode chegar a até 20 mil.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

O prefeito da cidade de Derna, na Líbia, Abdulmenam al-Ghaithi, afirmou que o número de mortes causados pelas inundações pode chegar a até 20 mil. A declaração foi feita a televisão Al Arabiya, da Arábia Saudita e Abdulmenam disse basear suas projeções no número de distritos que foram destruídos pela enchente. Ao todo, a cidade tinha aproximadamente 100 mil habitantes antes da destruição. Até o momento, o número de mortos tem variado em balanços divulgados pelas autoridades. Hichem Abu Chkiouat, ministro da Aviação Civil responsável pelo leste da Líbia, disse à Reuters que mais de 5,3 mil mortes foram confirmadas e que o número deverá aumentar, podendo até dobrar, nos próximos dias. Segundo Tariq Kharaz, porta-voz das autoridades locais, 3,2 mil corpos foram recuperados, sendo que 1,1 mil ainda não foram identificados. O número de desaparecido também varia entre os balanços. Autoridades locais estimam que 10 mil pessoas estejam desaparecidas, enquanto o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima ao menos 5 mil desaparecidos.

Depois das enchentes, moradores de Derna continuam procurando os parentes, enquanto as equipes de resgate solicitam mais sacos para cadáveres. Partes da cidade foram destruídas após uma torrente de água que foi causada por uma tempestade, que causou o rompimento de barragens próximas à cidade. A força da água fez com que prédios desabassem com as famílias dentro. Na praia, é possível encontrar roupas, brinquedos, sapatos e outros itens pessoais que foram arrastados pelas enchentes. As ruas da cidade foram cobertas por lama profunda e árvores que foram arrancadas de seus lugares. Centenas de carros foram encontrados tombados e sem teto pelas ruas de Derna.

*Com informações da Reuters

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis