Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Missão China: Governo de AL vai apresentar ao Brics projetos para melhorar mobilidade urbana em Maceió

Divulgação/Secom Alagoas
Divulgação/Secom Alagoas

O governador Paulo Dantas afirmou, nesta quarta-feira (13), que até o final do próximo ano vai apresentar ao Banco de Desenvolvimento do Brics projetos para melhorar a mobilidade urbana da região metropolitana de Maceió. O banco sediado em Xangai, na China, é presidido por Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, que recebeu o governador de Alagoas e conversou sobre projetos de investimentos que podem ser captados pelo estado.

De volta ao Brasil, Paulo recebeu a imprensa no Palácio República dos Palmares, para um balanço da viagem. "Foi uma viagem produtiva e resolutiva e que já apresenta resultados como o interesse de vários empresários chineses de visitarem Alagoas para trazer novos investimentos para o Estado", ressaltou.

O governador disse que saiu com um saldo positvo da reunião do Brics. "A presidente Dilma nos recebeu muito bem e está muito animada para que o Brasil receba mais investimentos do banco do Brics. O país é um dos que menos tem recebido investimentos do banco por falta de projetos. Então, ela nos orientou para que elaborássemos projetos rapidamente, porque o banco está com dinheiro e com aptidão em investir na agricultura familiar, para reduzir pobreza, para garantir alimentos na mesa do cidadão, para gerar desenvolvimento e resolver a questão da mobilidade urbana que é fundamental para Maceió", acentuou.

Paulo explicou que assim como as visitas feitas a outros países, como Portugal, que já vêm atraindo novos negócios para Alagoas, principalmente na área do turismo, a visita à China teve como principal objetivo criar este novo cenário, focado sempre no desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social. "Já recebemos alguns e-mails de empresários chineses interessados em vir a Alagoas, e também estaremos com a estrutura do nosso Escritório de Negócios em São Paulo, mas nosso grande interesse é que eles venham in loco, a Alagoas, para conhecer nosso potencial".

Além do encontro com a presidente do BRICS, Dilma Rousseff, a comitiva do governo na China, formada pelos secretários de Estado de Governo, Gabinete Civil, de Tecnologia e Inovação e de Turismo, além da primeira-dama Marina Dantas e do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Costa (Cacau), teve agenda intensa de reuniões com dirigentes e empresários chineses.

CONTATOS

O primeiro compromisso foi no Consulado do Brasil em Xangai para uma reunião com o Cônsul do Brasil, Augusto Pestana. De acordo com o governador, uma das primeiras e principais parcerias que deverão ser efetivadas com empresas chinesas será na área de Data Center para cruzamento de dados com todas as informações do Estado.

Paulo também participou da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, a Cifiti, em Xiamen, na qual afirmou aos investidores chineses que Alagoas está aberta para o mundo, e destacou os potenciais econômicos, incentivos fiscais e segurança, além da localização privilegiada no nordeste brasileiro. Paulo também enfatizou que a China é a maior parceira econômica do Brasil e que, em Alagoas, somente no ano de 2022, mais de R$ 600 milhões foram investidos por empresários chineses.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis