A Agreste Saneamento - operação do Grupo Iguá e parceria público-privada com a Casal, recebeu nesta terça-feira (5), a visita institucional de técnicos da Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal).
Com o objetivo de mostrar as boas práticas e fortalecer a troca de experiências mútuas, os técnicos da agência conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Arapiraca, de Campo Grande e do Morro do Gaia, localizada no município de São Brás.
O time da Agreste mostrou os processos operacionais, apresentando os desafios e complexidades das atividades, e os fluxos operacionais que envolvem a parceria com a Casal. Em Alagoas, a Agreste Saneamento é responsável pela captação de água. O tratamento e distribuição é realizada pela Casal, para 10 municípios do estado.
Para a diretora geral da Agreste Saneamento, Angela Lins, a recepção à agência contribui para ampliar o conhecimento sobre os processos da empresa e facilitar o diálogo entre o poder público e a entidade privada, que trabalha com um bem essencial à população alagoana.
"Nós e nossos colaboradores buscamos, diariamente, prestar um serviço de excelência dentro do setor do saneamento básico, então, a visita de um ente público que trabalha com a regulação desses serviços, nada mais é do que o estreitar de laços. Ao conhecer nossas operações, o diálogo é mais facilmente compreendido e a partir daí nós construímos uma relação sadia que reverbera para à população de Alagoas, através de uma atuação conjunta de qualidade, segura e assertiva", afirmou Angela.
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International WaterAssociation - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Placeto Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.