Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Recep Tayyip Erdogan

Putin e Erdogan se reúnem para discutir acordo de grãos enquanto Rússia bombardeia portos da Ucrânia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou nesta segunda-feira, 4, ao balneário russo de Sochi para uma reunião com o homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu um anúncio ‘muito importante’ após o encontro com o líder da Rússia.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou nesta segunda-feira, 4, ao balneário russo de Sochi para uma reunião com o homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu um anúncio ‘muito importante’ após o encontro com o líder da Rússia. “Penso que a mensagem que transmitiremos na entrevista coletiva que se seguirá à nossa reunião será muito importante para o mundo, particularmente para os países africanos em desenvolvimento”, afirmou o Erdogan. Putin disse estar “aberto a discussões” sobre o acordo de grãos, do qual seu país se retirou em julho e que Ancara tenta reativar. A Rússia abandonou o acordo que permitia a exportação de cereais ucranianos, cruciais para o abastecimento alimentar mundial, criticando o fato de seus próprios grãos e fertilizantes estarem bloqueados por sanções ocidentais. Desde então, a Rússia ameaçou atacar os navios que partem dos portos ucranianos no Mar Negro e intensificou os ataques às infraestruturas portuárias de seu inimigo.

O encontro entre os líderes acontece em meio a uma onda de bombardeios na Ucrânia. Horas antes da reunião, as tropas de Moscou lançaram um ataque massivo contra posições ucranianas em Odessa, uma importante zona portuária do país vizinho. O ataque a um porto ucraniano no rio Danúbio deixou dois feridos Os bombardeios tinham como alvo as infraestruturas de armazenamento de grãos e produção agrícola no distrito de Izmail. O turco está acompanhado pelos ministros turcos da Defesa, Relações Exteriores, Energia e Finanças, segundo a agência estatal de notícias Anadolu. Erdogan é um dos poucos líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que mantêm boas relações com Putin. Os vínculos estreitos, mas em alguns momentos turbulentos, entre os dois presidentes parecem ter se tornado ainda mais fortes desde que a Rússia iniciou a operação militar na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A Rússia abandonou em julho o acordo que permitia a exportação de grãos ucranianos, crucial para o abastecimento de alimentos ao redor do planeta. Moscou alega que seus cereais e fertilizantes estão bloqueados pelas sanções ocidentais. Desde então, a Rússia ameaça atacar os navios que zarpam dos portos ucranianos no Mar Negro e intensificou os bombardeios contra as infraestruturas portuárias do país vizinho. Erdogan foi um dos principais articuladores do acordo de grãos. A Turquia considera que não há alternativa à Iniciativa do Mar Negro, que funcionou durante um ano. Entretanto, a Rússia quer propor à Turquia o fornecimento de 1 milhão de toneladas de cereais russos a preço reduzido para que os grãos possam ser processados em empresas turcas e posteriormente enviados para os países mais necessitados. Esta proposta russa, que contaria com o apoio financeiro do Qatar, é uma iniciativa do presidente russo e Moscou considera-a "uma ótima alternativa ao acordo do Mar Negro".

*Com informações das agências internacionais

 

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis