O crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 1, foi comemorado por integrantes do governo federal. Com o resultado, o Brasil registrou 3,7% de crescimento no primeiro semestre e de 3,4% com relação ao primeiro semestre do ano passado. Os dados são vistos como surpreendentes, uma vez que o mercado projetava 1,2% de crescimento para o primeiro trimestre e o resultado foi de 1,8%. Já no segundo trimestre, a previsão era de 0,3% e a economia cresceu o triplo, 0,9%. A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), comentou sobre o assunto nas redes sociais e afirmou que a economia brasileira vai crescer 3% em 2023, mesmo que os próximos trimestres apresentem crescimento nulo. Outros ministros e parlamentares da base governista também comentaram o resultado positivo, como o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta (PT), o deputado federal e candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP), o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), entre outros.
A economia brasileira crescerá 3% em 2023, mesmo que os últimos trimestres do ano tenham crescimento nulo! PIB do segundo trimestre cresceu 0,9%, conforme IBGE, 3x mais que as expectativas. Não há segredo, é trabalho sério e compromisso com o povo e com o futuro do país.
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 1, 2023
Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o #PIB cresceu 3,4%, somando R$ 2,651 trilhões. No semestre, a alta acumulada foi de 3,7%. O maior crescimento foi da Indústria (0,9%), seguida pelos Serviços (0,6%). Saiba mais: https://t.co/JSNQ1ff8hH pic.twitter.com/yfg5IhIxJM
— Ministério da Fazenda (@MinFazenda) September 1, 2023
NO RUMO CERTO: nosso PIB cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano; 3,4% a mais em comparação com o mesmo período de 2022 e 3X mais que o esperado pelo mercado.
O trabalho sério do Presidente @LulaOficial continua surpreendendo os analistas. FAZ O L!
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) September 1, 2023
INCRÍVEL: O PIB do Brasil fechou o semestre com crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A diferença que faz ter um governo que sabe o que está fazendo.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 1, 2023
Fechamos a semana com uma excelentesl notícias da área econômica: o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) cresceu acima das expectativas do mercado, 0,9% somente no segundo trimestre.
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) September 1, 2023
Fonte: Jovem Pan