Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

HEMOAL

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió vai passar por dedetização nesta terça-feira

Fornecimento de hemoderivados às maternidades e hospitais não será afetado; atendimento aos doadores será retomado nesta quarta (23), às 7h

Hemoal Unidade Trapiche Maceió
Hemoal Unidade Trapiche Maceió

A Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), passará por dedetização nesta terça-feira (22) e a captação de doadores de sangue será encerrada às 16 horas. Durante o período de dedetização, entretanto, o fornecimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais e maternidades vai ocorrer normalmente, sem prejuízos aos pacientes que necessitem de transfusões sanguíneas.

Os voluntários que desejem doar sangue após às 16h podem se dirigir à Unidade Via Expressa, situada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que estará funcionando até às 18h. Caso prefiram, podem comparecer à Unidade Farol, que funciona no Hospital Veredas, que atende todas as terças-feiras, das 7h às 17h. Se estiverem no interior, as doações podem ser feitas no Hemoal Arapiraca, situado no bairro Eldorado, também até às 17h.

Conforme o supervisor administrativo do Hemoal, Ronaldo do Carmo, a dedetização é necessária para evitar o surgimento de insetos na unidade, assegurando a comodidade dos servidores e dos candidatos à doação de sangue. "Trabalhamos em total consonância com as diretrizes da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e temos que primar por um ambiente que não ofereça riscos aos trabalhadores e usuários", ressaltou.


Critérios para Doação

A gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, recordou os critérios para doação voluntária de sangue, conforme Portaria do Ministério da Saúde (MS). Além de ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, os voluntários devem estar bem de saúde, alimentados e usando máscara. "Os candidatos à doação de sangue não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos", informou.

Ainda segundo a gerente do Hemoal, no caso das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses no caso dos homens e três com relação às mulheres. "Quanto aos voluntários que se infectaram com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação", salientou.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis