A nova pista de provas práticas do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) começou a receber os candidatos que estão em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A e B, nesta segunda-feira (21). A nova estrutura foi entregue na última terça-feira (15) e possui oito mil m².
O primeiro dia do novo equipamento recebeu 150 pessoas, com os candidatos na categoria B começando o percurso pela a rampa de meia embreagem, passando pelo semáforo para pedestres, depois seguido para a baliza, finalizando o trajeto.
Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, os candidatos têm agora à disposição uma pista moderna e funcional, totalmente equipada e estruturada, como consta no Código de Trânsito Brasileiro. "Com a nova pista de exames práticos do Detran estamos dando melhores condições para avaliar os futuros condutores", afirmou. A nova pista também possui sinalizações verticais e horizontais, que os candidatos devem prestar atenção e obedecer às indicações para não perder pontos e acabar reprovados no teste.
Primeira CNH
Um dos mais novos habilitados na categoria B é Guilherme Rocha, 19 anos, estudante de engenharia civil. Ele passou na primeira tentativa, elogiou muito a nova pista e admitiu ter ficado nervoso durante o percurso. "A prova foi excelente, somente na hora de fazer a meia embreagem que fiquei um pouco tenso, mas deu tudo certo. O circuito está maravilhoso, só tenho a agradecer aos meus instrutores e aos examinadores aqui do Detran. Agora é só esperar a CNH chegar em casa", comemorou o estudante.
No circuito de motocicleta, os candidatos se encontram na pista rotatória para manobra em formato 8, depois seguem para o sonorizador, espaço de manobra de ziguezague (slalow) e finalizam na prancha elevada.
Quem também passou "de primeira" foi Mariana Nascimento, 32 anos, mãe do pequeno Eduardo Júnior, 8 anos, que é uma criança com transtorno do espectro autista e pediu para Mariana passar na prova por ele.
"Quando estava saindo de casa meu filho falou para mim: "mamãe, passe por mim, por favor!". Foi aí que encontrei ainda mais força e tive confiança para passar. Agora vou poder levar meu menino de moto para a terapia, porque o Eduardo não se sente bem em transportes coletivos, em andar em multidão e fica muito agitado, essa conquista foi por ele e para ele", contou emocionada.