Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Capacitação

Samu realiza curso e simulação de atendimento a múltiplas vítimas nesta sexta e sábado

As aulas teóricas vão ocorrer no auditório da Uncisal; simulação será realizada no Centro de Educação Infantil Mestre Mário Izaldino

Simulação irá ocorrer com base nos casos de acidentes de múltiplas vítimas
Simulação irá ocorrer com base nos casos de acidentes de múltiplas vítimas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, realiza nesta sexta-feira (18) e sábado (29), no horário das 7h às 18h, o Curso e Simulação sobre Atendimento a Múltiplas Vítimas.

A ação é destinada aos socorristas do órgão e aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Serviço Alagoano Voluntário de Emergência (Salve), com objetivo de prepará-los para atuar nos casos de ocorrências com muitas vítimas.

A programação será composta de uma parte teórica e outra prática, e para realiza-la, o Samu contará com o apoio das empresas Cronos Saúde, SEG Emergência Saúde, Alfa Curativos e Unimed Maceió. As aulas teóricas serão realizadas nesta sexta-feira (18), no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche; já a simulação, vai ocorrer no sábado (19), no Centro Municipal de Educação Infantil Mestre Mário Izaldino, situado no bairro Pontal da Barra, ambos na capital alagoana.

No primeiro dia, a partir das 7h, haverá aulas teóricas onde vão ser discutidos vários temas, como atenção psicossocial em desastres e ação em gerenciamento de crises. O curso também vai tratar do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), do método The Simple Triage And Rapid Treatment (START) e haverá um exercício simulado de mesa de operação.

No segundo dia irão ocorrer várias simulações de atendimentos com múltiplas vítimas, com a participação de 55 figurantes que vão simular acidentes e desastres, baseados em situações reais. O curso será exclusivo para os profissionais das entidades parceiras e convidadas.

Segundo o coordenador da Central Maceió do Samu, médico Jhonat Silva, o evento será uma excelente oportunidade para os profissionais realizarem simulação focando nas múltiplas vítimas. "Para isso, iremos contar com a participação de praticamente todas as instituições envolvidas numa situação real e que têm como foco o atendimento de urgência e emergência", ressaltou.

O coordenador do NEP da Central Maceió do Samu, médico Jordiran Soares, salientou que o curso, e principalmente, a simulação, é mais uma forma de treinar os profissionais que atuam em socorro para que possam realizar um atendimento pré-hospitalar com eficiência e eficácia. "Para isso, a integração de várias entidades é fundamental, todas imbuídas do mesmo propósito, que é salvar mais vidas", destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o curso será uma excelente oportunidade para que os profissionais aprimorem seus conhecimentos. "A ação servirá para que os socorristas do Samu possam treinar um evento com múltiplas vítimas, o que é mais raro de ocorrer, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento que os profissionais realizam diariamente", frisou o gestor da saúde estadual.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis