Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

PROJETO

Animal Habitat Maceió: Uma reflexão sobre a vida dos animais nas ruas da cidade

A exposição estará aberta ao público na Bienal Internacional do Livro, no próximo dia 20

Alunos da Escola Princesa Isabel, na primeira reunião do PIBIC JR. (Foto: arquivo pessoal)
Alunos da Escola Princesa Isabel, na primeira reunião do PIBIC JR. (Foto: arquivo pessoal)

Uma exposição poderosa e comovente, intitulada Animal Habitat Maceió, está prestes a abrir suas portas para o público, trazendo à tona as histórias ocultas de luta e sobrevivência dos animais que habitam as ruas da cidade. Organizada por estudantes universitários e da educação básica, a exposição busca sensibilizar a população sobre a interação entre animais e ambiente urbano, desvelando aspectos muitas vezes ignorados dessa convivência.



Explorando as lutas nas ruas urbanas

Nas vibrantes paisagens urbanas e na agitação cotidiana de Maceió, existe um mundo escondido de histórias profundas de luta. Através das fotografias expostas, o público é transportado para o universo dos animais não humanos que enfrentam obstáculos diários para encontrar abrigo, alimento e segurança em meio à concretude e ao caos da cidade. Desde cães abandonados até gatos de rua e cavalos que escaparam de currais, cada imagem testemunha visualmente a resiliência e a vulnerabilidade desses seres vivos.

Convite à Reflexão e ação

A exposição Animal Habitat Maceió não é apenas uma galeria de imagens; é um convite à contemplação da dura realidade enfrentada por aqueles que sobrevivem nas ruas. As fotografias, criadas com olhares sensíveis e comprometidos, buscam sensibilizar o público e provocar uma nova perspectiva sobre a relação entre animais e o ambiente urbano. As imagens capturam nuances de ternura, solidão, esperança e luta, ressaltando a necessidade de reconhecer e respeitar a diversidade da vida que compartilha nosso entorno.

Fotografia da primeira reunião do projeto PIBIC JR. intitulado "Ética animal, educação ambiental e educomunicação: enfrentando os maus-tratos e abandono de animais na cidade de Maceió. (Foto: arquivo pessoal)

Por meio dessas imagens impactantes, Animal Habitat Maceió convida a uma reflexão sobre o papel dos cidadãos e defensores dos direitos dos animais. A exposição instiga questionamentos sobre nossa interação com outras formas de vida que também habitam as cidades e promove a busca por soluções harmoniosas. A expectativa é de que a exposição toque a sensibilidade dos visitantes, inspirando-os a agir em prol da preservação da vida em Maceió, para além de qualquer preconceito. Juntos, todos podem contribuir para criar um ambiente mais acolhedor e seguro para todos os seres vivos urbanos.

Entrevista com Carlos Fernandes, idealizador do projeto

Em entrevista, Carlos Fernandes, formado em biologia e estudante de filosofia, reflete sobre a motivação por trás do projeto: "O projeto busca provocar reflexões sobre a cisão artificial entre humanidade e animalidade. Quando usamos a expressão 'animais não humanos', queremos fazer pensar sobre esse distanciamento que a humanidade se colocou da sua dimensão natural."

Carlos explica que o projeto, intitulado "Ética animal, educação ambiental e educomunicação: enfrentando os maus-tratos e o abandono de animais na cidade de Maceió (AL)", surgiu como resposta aos crescentes casos de maus-tratos e abandono de animais na região. Ele destaca que a exposição será acompanhada de uma oficina, onde as imagens serão utilizadas para promover reflexões sobre a relação entre humanos e a natureza.

Oficina sobre registros fotográficos de animais sobrevivendo nas ruas de Maceió conduzidas pelos estudantes universitários do projeto. Na fotografia, em destaque, vemos Gideão Santos (estudante de Filosofia da UFAL) e Emmanuely Assunção (estudante de jornalismo da UFAL).

Expectativas e reflexões dos participantes

Emmanuely Geisyely, estudante de Jornalismo da UFAL e participante do projeto, compartilha suas expectativas: "Esperamos trazer um choque de realidade que está além das revoltas digitais. A gente vê muita mobilização com a causa animal nas redes sociais e pouca coisa sendo debatida no olho no olho e pouquíssimas discussões aprofundadas sendo feitas."

Guilherme França, estudante do ensino médio e bolsista PIBIC JR., também acrescenta: "O projeto visa a ética animal, a educação e a coexistência com outras espécies. Crescemos com uma educação limitada sobre outros seres vivos. Tendo em vista educar outras pessoas que as outras espécies também possuem sentidos, sentimentos e vontade de viver."

A exposição Animal Habitat Maceió, resultante do projeto de pesquisa, estará aberta ao público na Bienal, com atividades e uma exposição fotográfica marcada para o dia 20 de agosto, das 10h às 12h. A iniciativa visa criar um impacto duradouro, inspirando todos a olhar além e a agir em prol de uma coexistência harmoniosa entre todas as formas de vida que compartilham a cidade. Para conhecer mais sobre o projeto no Instagram, clique aqui

Reunião de estudo do grupo de pesquisa do projeto PIBIC JR. (Foto: arquivo pessoal)

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis