Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Câmara vai discutir soluções para os cemitérios públicos

A proposta inicial é sugerir ao Município a construção de mais um cemitério, provavelmente na parte alta, e um crematório público

Câmara vai discutir soluções para os cemitérios públicos
Câmara vai discutir soluções para os cemitérios públicos

Por solicitação da vereadora Silvania Barbosa (MDB), a Câmara de Maceió deve constituir, ainda esta semana, uma comissão para discutir soluções sobre a problemática envolvendo os cemitérios públicos da capital. A proposta inicial é sugerir ao município a construção de mais um cemitério, provavelmente na parte alta, e um crematório público.

A intenção de se construir os cemitérios, dada pelo Parlamento, é ampliar o número de vagas nestes espaços e evitar os transtornos à população, como vem acontecendo há anos em Maceió.

"Faço um apelo ao prefeito de Maceió para que se resolva o problema da falta de vagas nos cemitérios públicos de Maceió. Não é digno para os parentes enterrar uma pessoa na situação em que os espaços estão", destacou Silvania.

O requerimento para a criação da comissão foi anunciado em plenário, durante a sessão, na manhã desta terçafeira, pela própria vereadora, sendo apoiado, inclusive, pela Mesa Diretora da Câmara. A formação do grupo deve ser concretizada nesta quarta-feira.

"A situação dos cemitérios públicos de Maceió é pior do que antes da pandemia. Quem conhece a Bíblia pode comparar esses locais à terra de Lodebar (considerada terra de esquecimento). Peço ao prefeito que vá pessoalmente nos cemitérios para conferir o cenário degradante".

Em aparte, o vereador Siderlane Mendonça (PL), disse que vem dialogando com o diretor-presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo, para tentar resolver a questão da falta de vagas e de estrutura dos cemitérios públicos de Maceió de forma emergencial.

"Concordo com a colega vereadora sobre a situação dos cemitérios e já vi pessoas enterrando seus entes queridos no corredor desses espaços. Por isso, defendo a construção de um cemitério vertical público, que é o conceito mais atual no Brasil e no mundo".

Já o vereador Leonardo Dias (PL) citou que, nestes cemitérios, é comum ver ossadas "brotando da terra". Ele também pediu a sanção, veto ou promulgação de projeto de lei, já aprovado na Casa, que prevê a construção e regulamentação dos cemitérios verticais públicos na capital.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis