Um apagão causou caos e instabilidade em vários estados do Brasil, na manhã desta terça-feira (15). A Equatorial Energia, responsável pela distribuição em Alagoas e outros seis estados, explicou que a queda foi motivada por uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Conforme a distribuidora, houve registro de interrupção geral no fornecimento de energia e a situação foi provocada por uma ocorrência de abrangência nacional. A Equatorial disse ainda houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, estados em que há concessão do Grupo Equatorial, a normalização já foi iniciada, segundo informou a distribuidora.
"O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados", disse.
Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e pelo menos 18 estados, como Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins.