Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Economia

Cotações do dólar têm alta recorde na Argentina após eleições primárias

As diferentes taxas de câmbio do dólar na Argentina atingiram novos recordes após o surpreendente resultado das eleições primárias de domingo e a decisão do governo de desvalorizar a moeda nacional, o peso, nesta segunda-feira, 14.

Imagem de destaque da notícia

As diferentes taxas de câmbio do dólar na Argentina atingiram novos recordes após o surpreendente resultado das eleições primárias de domingo e a decisão do governo de desvalorizar a moeda nacional, o peso, nesta segunda-feira, 14. A moeda americana subiu 22,4% no mercado oficial, atingindo um novo recorde de 365,5 pesos para venda ao público no Banco Nación, de propriedade estatal e onde as transações são restritas a 200 dólares por mês por pessoa e com algumas condições. Essa desvalorização oficial do peso foi imediatamente transferida para o mercado informal de câmbio, onde o chamado “dólar blue” subiu 13,2%, estabelecendo um recorde de 685 pesos por unidade. Com esses valores, a diferença entre a taxa oficial e o chamado “dólar blue” é de 87%.

Os resultados das primárias de domingo na Argentina, com o ultraliberal Javier Milei como o mais votado, foram uma surpresa e aumentaram a incerteza antes das eleições gerais de 22 de outubro. Após as primárias, que definem os candidatos que vão disputar o primeiro turno, daqui a dois meses, o governo decidiu desvalorizar a taxa de câmbio oficial, em um contexto de reservas monetárias líquidas negativas no Banco Central e na expectativa de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprove novas parcelas para o país pagar dentro do acordo de refinanciamento de dívidas contraídas com a instituição.

* Com informações da EFE

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis