Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Afeganistão

Talibã ordena a demissão de mulheres que não usam véu em escritórios do governo

O governo talibã ordenou, nesta quinta-feira, 10, a demissão de todas as mulheres que forem trabalhar sem véu na administração pública afegã, além de impedir a entrada de visitantes que não cumpram esta regra.


O governo talibã ordenou, nesta quinta-feira, 10, a demissão de todas as mulheres que forem trabalhar sem véu na administração pública afegã, além de impedir a entrada de visitantes que não cumpram esta regra. A medida foi aprovada em uma reunião entre representantes de diferentes ministérios, como informou o rigoroso Ministério de Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, órgão do governo encarregado de fazer cumprir a lei islâmica e as punições. “As mulheres que trabalham na Administração do Emirado – como é chamado o regime talibã – e não usam véu devem ser demitidas, da mesma forma que as mulheres visitantes que não usam véu não poderão visitar os escritórios”, diz a norma. Embora a pasta não forneça detalhes sobre o tipo de véu exigido, em ordens anteriores os fundamentalistas especificaram que o véu deve cobrir as mulheres da cabeça aos pés.

De acordo com a ativista Nahid Noori, "as mulheres e meninas já usam o véu no Afeganistão, e as que trabalharam no governo anterior também usavam o véu, mas agora os talibãs recomendam um estilo próprio de uso do véu", explicou. O Ministério da Virtude também solicitou que todos os funcionários do governo demonstrem seu “caráter e aparência de acordo com a sharia”, ou lei islâmica. Embora o Talibã já tivesse proibido o trabalho das mulheres na maior parte do país, alguns cargos foram mantidos para elas, principalmente naqueles escritórios dedicados exclusivamente ao atendimento feminino.

Jovem Pan

Mundo Afeganistão Lei Islâmica Mulheres Talibã Véu

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!