Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

esportes

Eric Granado busca consolidação na MotoE em 2021

Imagem de destaque da notícia

Único representante do país no Mundial de Motovelocidade, Eric Granado terá pela frente a terceira participação na MotoE, o campeonato das motos elétricas. A edição de 2021 começa em 2 de maio, com o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Jerez de la Frontera, o mesmo no qual o paulista se destacou na semana passada, nos primeiros testes da pré-temporada. Foram 17 sessões de treino entre as últimas terça-feira (2) e quinta-feira (4). O brasileiro, que estreia na equipe One Energy, após dois anos na Avintia, obteve a melhor marca em 11 delas.

“Este ano, terão pilotos novos [cinco, entre 18 do grid]. A gente nunca sabe como eles vão desempenhar, então será interessante. [A MotoE] está cada dia mais difícil. As motos são iguais para todos, então, a cada ano, o funil é menor, fica cada vez mais difícil ter um diferencial. As pessoas vão encontrando os detalhes, entendendo os pontos fortes e fracos da moto, então, com certeza, [a temporada 2021] será mais difícil que nos outros dois anos”, comentou Granado à Agência Brasil.

No ano passado, o brasileiro também se destacou na pré-temporada, sendo o mais veloz do primeiro treino em Jerez de la Frontera, antes da interrupção da preparação por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Embalado por duas vitórias seguidas no encerramento da temporada de 2019, que lhe garantiram o terceiro lugar na classificação final, Granado ganhou também a primeira prova de 2020, em julho, novamente em Jerez.

“Na segunda prova [Grande Prêmio da Andaluzia, também em Jerez], eu tinha tudo para vencer de novo, mas, infelizmente, fui derrubado [pelo italiano Matteo Ferrari, que perdeu o controle da moto] faltando duas voltas, quando estava em segundo. Depois, na Itália [Grande Prêmio de San Marino e Riviera e de Rimini], tive uma penalização. Perder duas provas seguidas foi difícil em um campeonato curto. Foi um ano que se complicou durante a temporada”, explicou o paulista, que encerrou a edição passada da MotoE em sétimo.

Os últimos testes antes da temporada começar ocorrem entre os dias 12 e 14 de abril, também em Jerez. Após a etapa espanhola, que abre o Mundial, a competição segue em 16 de maio com o Grande Prêmio da França, em Le Mans. Em 6 de junho, será o Grande Prêmio da Catalunha, no circuito de Barcelona (Espanha). Três semanas depois, acontece o Grande Prêmio dos Países Baixos, em Assen. Para 15 de agosto, está marcado o Grande Prêmio da Áustria, em Spielberg. A edição 2021 chega ao fim nos dias 18 e 19 de setembro, com duas provas válidas pelo Grande Prêmio de San Marino e Riviera e de Rimini.

Entre a nata

Ao contrário das duas últimas temporadas, quando se dividiu entre a MotoE e o Superbike Brasil, Granado desta vez conciliará o Mundial das motos elétricas com o Campeonato Espanhol de Superbike, onde correrá pela equipe Honda Laglisse. O país ibérico é um dos mais tradicionais na modalidade, com 11 títulos na MotoGP, a maior categoria do Mundial de Motovelocidade, sendo nove conquistados nos últimos dez anos, seis deles por Marc Márquez, piloto que o brasileiro tem como referência.

“Fui para a Espanha com nove anos para começar a carreira. Corri dos nove aos 18 anos somente na Europa. Só voltei a correr no Brasil aos 19 anos, em 2015. Vinha querendo fazer isso faz tempo, competir novamente na Europa, mas não encaixava nos projetos. Agora, encaixou. O Espanhol é um dos campeonatos nacionais mais fortes. A nata da motovelocidade sai da Espanha e da Itália. Será um grande aprendizado e um ótimo projeto, pensando no futuro”, analisou Granado, de 24 anos e que tem como base a cidade de Barcelona (Espanha).

O futuro desejado, ele não esconde, é chegar à MotoGP, campeonato onde as motos são construídas fundamentalmente para competição (o equivalente à Fórmula 1). Mas Granado não tem pressa e mira, no momento, o Mundial de Superbike, categoria em que os veículos são adaptações aperfeiçoadas de modelos disponíveis no mercado.

“Acho que o salto para a MotoGP é algo que não posso nem pensar agora. É um passo de cada vez. Estar na Espanha, competir na Europa, de Superbike, dará muita experiência e bagagem e me aproxima do Mundial de Superbike, que acredito ser um projeto que a Honda tem muito interesse e que é plausível para mim, que posso pensar em alcançar neste momento. A MotoGP, claro, é meu sonho e não vou desistir. Mas a gente precisa, às vezes, fazer um certo caminho para chegar aonde se quer. A MotoE é também uma grande vitrine para conseguir espaço lá. A gente tem que ir sempre em busca de um projeto sólido, que dê condição de ser competitivo”, descreve.

O Campeonato Espanhol de Superbike tem início nos dias 10 e 11 de abril, e vai até outubro. A temporada começa e termina em Jerez de la Frontera, e também terá provas nos circuitos de Navarra (duas vezes), Aragón, Barcelona e Valência. Os testes oficiais estão marcados para os próximos dias 27 e 28, em Jerez.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis