Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

Agosto Dourado: Maternidade do Hospital da Mulher promove oficina educativa sobre aleitamento materno

Grupo multiprofissional da unidade realizou roda de conversa com gestantes e puérperas da unidade de saúde

Roda de conversa com gestantes e puérperas mostrou a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê
Roda de conversa com gestantes e puérperas mostrou a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê

Iniciando a programação alusiva ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a maternidade do Hospital da Mulher (HM), em Maceió, promoveu uma oficina educativa para incentivar as gestantes e puérperas a amamentarem seus filhos. O evento ocorreu nesta terça-feira (1º) e contou com a presença do Grupo Aconchego, formado pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar e pela banda de música do programa Ronda no Bairro.

Durante o evento, a enfermeira intensivista e especialista em amamentação, Luciana Albuquerque, deu várias dicas para as mamães sobre o aleitamento. "A amamentação gera benefícios para a saúde da mãe e do bebê, além de reduzir custos, então isso, para a economia, é muito importante. Nós temos muitas crianças que são internadas com problemas gastrointestinais, pneumonia e quando puxamos o histórico, observamos que é um bebê que não mamou, que foi inserido a fórmula mais cedo. Por isso, é muito importante sensibilizarmos e trazermos a amamentação como um foco na sociedade para que as crianças cresçam e se desenvolvam de uma forma adequada", destacou.


Uma das mamães que participaram da roda de conversa foi a jovem Luana Santos, de 20 anos. Ela já tem experiência com a amamentação em gestações anteriores. "Estou aqui com o Gael, que nasceu no dia 31 de julho. Ele é meu terceiro filho, por isso já tenho bastante experiência com o aleitamento. Das outras vezes, eu amamentei pouco tempo, mas agora, com todas essas instruções, pretendo levar a amamentação por muito mais tempo, pelo menos os seis primeiros meses", disse.


Outra mamãe que também esteve presente no evento alusivo ao Agosto Dourado foi Ana Vitória, de 20 anos. Ela relatou que não está tendo dificuldades para amamentar e que sabe da importância desse momento para a saúde do bebê. "Maria Clara nasceu nesta terça-feira e é a minha segunda filha. Sei como a amamentação ajuda o bebê nesse momento e, por isso, vale todo o esforço", salientou.

Grupo Aconchego



O grupo Aconchego foi criado pensando na pós-maternidade, quando entram alterações hormonais e principalmente de humor das mamães. A psicóloga Manuela Ferro destaca que a equipe sempre vai de quarto em quarto na maternidade do HM, para convidar as mães a participarem de uma roda de conversa, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas referentes à amamentação.

"Fazemos ações todos os meses, quando é escolhido um tema e dentro dele trabalhamos as necessidades de cada mãe, o que elas estão sentindo, toda a mistura de sentimentos, mudanças, a amamentação, o cuidado. É um grupo informativo. Fazemos uma roda de conversa com as mães e tiramos as dúvidas delas", enfatizou a psicóloga Manuela Ferro, ao salientar que o grupo também divulga os serviços que o HM e o Estado oferecem ao público feminino, como planejamento familiar, consultas, exames e tudo que é disponibilizado pela rede estadual de saúde.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis