Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

BRK registra mais de 300 furtos de hidrômetros no primeiro semestre de 2023

Ascom BRK
Ascom BRK

O furto de hidrômetros tem se tornado uma preocupação constante na Região Metropolitana de Maceió, trazendo consigo consequências significativas, como o desperdício e desabastecimento, especialmente em imóveis sem caixa d"água. Diante dessa problemática, a BRK ressalta a importância de tomar medidas efetivas para combater essa prática e minimizar os impactos para a comunidade.

De acordo com dados coletados pela BRK no primeiro semestre de 2023, foram registrados 361 casos de furto de hidrômetros em toda a Região Metropolitana de Maceió. O levantamento também apresentou um ranking das cidades mais afetadas pelo problema, com destaque para Maceió liderando com 54% dos registros, seguida por Rio Largo com 14%, Pilar e Murici com 8% cada e Messias com 6%.

Quanto aos bairros de Maceió, foram listados os que mais apresentaram ocorrências de furto de hidrômetros, com Benedito Bentes liderando com 19% dos casos, seguido por Tabuleiro do Martins com 14%, Jacintinho e Santa Amélia com 7% cada, e Farol com 6%.

De acordo com Flávio Galindo, coordenador de serviços técnicos comerciais da BRK em Alagoas, antigamente, os hidrômetros eram fabricados com uma liga metálica de valor comercial significativo, o que os tornava alvo frequente de furtos para a venda do material, mas que com os avanços tecnológicos de fabricação, o equipamento já não possui mais nenhum valor comercial.

"Ainda existe esse mito de que os hidrômetros possuem um material que daria algum lucro. Mas as fabricantes atualmente utilizam uma liga metálica de baixo valor, que diminui os custos de produção e garante maior eficiência e precisão no funcionamento do dispositivo", explicou Flávio.

Além dos transtornos para os consumidores, o furto do equipamento também resulta em desperdício de água, um recurso cada vez mais valioso e escasso em muitas regiões. Além disso, a falta de medição adequada do consumo dificulta a cobrança justa dos serviços prestados.

O que fazer em caso de furto de hidrômetro - Diante do furto do equipamento, o primeiro passo que o consumidor deve fazer é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) junto à Delegacia de Polícia. Essa ação pode ser realizada de forma online para maior comodidade dos clientes afetados.

Após efetuar o registro do B.O, o cliente deve contatar a empresa responsável pelo fornecimento de água, no caso a BRK, através dos canais digitais disponíveis, para solicitar a substituição do hidrômetro. Vale destacar que nesses casos específicos de furto, a substituição é gratuita.

E para evitar o desperdício até uma equipe da BRK atender o chamado, o cliente pode realizar uma ligação direta. É importante salientar que, caso o cliente não informe à empresa sobre o ocorrido e não realize a abertura de um B.O, a realização de uma ligação direta será considerada uma fraude, passível de punição.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis