Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Afeganistão

Ataque terrorista a partido religioso deixa ao menos 40 mortos e 130 feridos no Paquistão

Um ataque suicida durante uma convenção política deixou ao menos 40 mortos e mais de 130 feridos no norte do Paquistão neste domingo, 30.

Imagem de destaque da notícia

Um ataque suicida durante uma convenção política deixou ao menos 40 mortos e mais de 130 feridos no norte do Paquistão neste domingo, 30. O alvo foi uma reunião do partido religioso Jamiat Ulema-i-Islam (JUI-F) no distrito de Bajour, na província de Khyber Pakhtunkhwa. O número de vítimas vem sendo atualizado desde o momento do ataque e hospitais da região estão sobrecarregados pela grande quantidade de feridos. Até o momento, o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo insurgente. O Paquistão registra aumento na violência armada desde a chegada ao poder dos talibãs afegãos em Cabul em agosto de 2021, o que reacendeu os ataques de seus irmãos ideológicos paquistaneses. O principal grupo paquistanês, o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), anunciou em dezembro do ano passado o fim do cessar-fogo alcançado com Islamabad, que acusou de descumprir seus compromissos nas negociações de paz.

O país testemunhou 271 ataques de militantes no primeiro semestre do ano, nos quais 389 pessoas foram mortas e outras 656 ficaram feridas, de acordo com um relatório publicado no início de julho pelo Instituto de Segurança e Estudos de Conflitos do Paquistão. Um aumento significativo dos números em relação ao mesmo período de 2022, quando o Paquistão sofreu 151 ataques que causaram 293 mortos e 487 feridos.

* Com informações da EFE e da Reuters

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis