Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Acidente entre jet ski e catamarã deixa um ferido em praia de Maragogi

Maragogi News
Maragogi News

Um acidente entre uma moto aquática, modelo jet ski, e um catamarã deixou um homem ferido, no final da manhã desta sexta-feira, 28, no mar da Praia de Barra Grande, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.

Segundo o site Maragogi News, o jet ski estava alugado a um turista, que terminou batendo no catamarã e arrebentando a banana acoplada na embarcação. Apenas o piloto do jet ski sofreu escoriações no acidente. O Corpo de Bombeiros recebeu chamado às 11h30 e enviou três militares para a ocorrência.

"Vítima do sexo masculino, 35 anos, com escoriações. Corte na mão e dores na região das costelas. Foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Maragogi", informou a corporação.

De acordo com o site, o proprietário do catamarã teve um prejuízo orçado em aproximadamente R$ 15 mil. "Aluga-se jet ski a qualquer um, sem saber se a pessoa sabe pilotar ou não", relatou ao Maragogi News uma pessoa que teria testemunhado o fato.

Portaria estabelece regras - Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 24 de maio do ano passado, a portaria com normas para o uso de moto aquática ou jet ski em atividades de esporte ou lazer. Entre as regras, estão a proibição de transporte de crianças menores de 7 anos e normas para obtenção de carteira de habilitação, aluguel e de permissão para trafegar. As informações são da Agência Brasil.

A medida visa "à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e à prevenção da poluição ambiental por parte dessas embarcações no meio aquaviário e de seus condutores."

A norma estabelece uma faixa limite de 200 metros, contada a partir da faixa de praia, seja fluvial, lacustre ou marítima, a partir da qual é permitida a navegação com os equipamentos. A medida visa resguardar a integridade física das pessoas que estiverem fazendo uso do ambiente.

A exceção fica para os equipamentos usados no serviço de salvamento de vidas humanas, por órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros.

O texto diz ainda que, nesses locais, a colocação ou a retirada desses equipamentos na água deve ocorrer em ponto destinado exclusivamente para o embarque e desembarque de pessoal.

Além da faixa de 200 metros, fica proibido o uso de jet ski em áreas que são consideradas de segurança, a exemplo das próximas a canais de acesso aos portos; fundeadouros de navios mercantes; proximidades das instalações portuárias; a menos de 200 metros de instalações militares e a menos de 500 metros de produção de petróleo, como plataformas fixas e flutuantes.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis