O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), é o segundo melhor avaliado do governo Lula. A pesquisa é do Congresso em Foco e foi feita com os principais líderes do Legislativo federal. Dados do levantamento mostram que o alagoano recebeu 15 avaliações positivas e somente três negativas, o que o coloca na segunda posição, com um saldo de 12 pontos.
Conforme o levantamento, o topo do ranking ficou com o ministro Fernando Haddad (PT), que comanda a pasta da Fazenda. Para Renan Filho, a avaliação aponta a integração entre os poderes nesse terceiro mandato do presidente Lula.
"O diálogo fortalece a democracia e une as pessoas. O Ministério dos Transportes está aberto para conversar, ouvir e buscar soluções coletivas para o desenvolvimento do país. Agradeço a avaliação positiva realizada junto aos principais líderes do Legislativo federal", avaliou ele.
Na terceira colocação, ficou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Abaixo, confira o levantamento:
O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional, para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado, quanto ao relacionamento com o Governo Federal e às políticas públicas.
Feita no formato de painel, o levantamento permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, cerca de 70 congressistas considerados com maior influência no Legislativo são ouvidos.