Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

UPAs realizam 450 mil atendimentos nos 6 primeiros meses do ano

Dados foram divulgados pela Secretária de Estado da Saúde (Sesau)

UPAs estão sempre abertas e funcionam 24 horas por dia
UPAs estão sempre abertas e funcionam 24 horas por dia

Os dados divulgados nesta quarta-feira (26), pela Secretária de Estado da Saúde (Sesau), apontam que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fizeram 450 mil atendimentos nos primeiros seis meses deste ano.

Do total, somente a UPA do Jacintinho realizou 72.800 atendimentos, enquanto a UPA do Tabuleiro dos Martins teve 77.039. Já a UPA localizada na Cidade Universitária fez 57.783. A UPA do Jaraguá aparece com 76.969, a unidade da Chã da Jaqueira com 75.824 e a UPA de Arapiraca realizou 93.054 atendimentos.

Além disso, as UPAs fizeram 208.436 exames entre os meses de janeiro e junho deste ano. Deles, 163.898 foram exames laboratoriais e 44.538 de imagem (raios-x). Os dados são da Gerencia de Atenção Pré-Hospitalar da Sesau.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as UPAs desempenham um papel fundamental na assistência à saúde da população alagoana, uma vez que atuam com atendimento intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais.

"São unidades fundamentais, porque estabilizam o quadro clínico dos pacientes acolhidos, prestam atendimento de urgência e, caso seja necessário, os encaminham para os hospitais. Se os usuários vierem a precisar de atendimento eletivo, recebem orientação para procurarem as respectivas secretarias de Saúde dos municípios de residência", ressaltou o secretário.

Roberto dos Anjos, de 69 anos, é um dos cidadãos que fazem uso da UPA. Para ele, o atendimento é excelente e rápido. "Estava me automedicando há alguns dias, mas a medicação não fez efeito. Então, decidi vir me consultar. Ainda bem que deu tudo certo e agora irei me medicar corretamente para poder me curar", disse.

As UPAs estão sempre abertas e funcionam 24 horas por dia. A unidades podem resolver a maioria das urgências, como pressão alta, febre, fraturas, cortes, infartos e derrames, além de realizar exames laboratoriais e raios-x.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis