Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

ETSAL/Uncisal abre credenciamento para composição de banco de dados de profissionais de saúde

Foto: Reprodução/Ascom Uncisal
Foto: Reprodução/Ascom Uncisal

A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria (ETSAL), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), dá início nesta quarta-feira (26) às inscrições do credenciamento para composição de banco de dados de profissionais de saúde para atuação em cursos voltados à Atenção Materno-Infantil. Serão oferecidos quatro cursos para capacitar e qualificar os profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios alagoanos e que atuam na rede Cegonha e Rede Básica de saúde.

Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), em conjunto com os gestores municipais, vem implementando diversas estratégias visando fortalecer a Rede Cegonha no Estado. A ETSAL, pelo seu histórico importante no processo de formação e qualificação dos profissionais de nível médio vinculados ao SUS em Alagoas, foi escolhida para a realização dos cursos.

"Serão 88 turmas distribuídas para atender os profissionais da saúde de nível médio que atuam na Rede de Atenção Materno-Infantil do estado (Rede Cegonha). "A ETSAL/ Uncisal realizará o referido credenciamento para composição de um banco de profissionais de saúde que poderão atuar como instrutores e/ou coordenadores nos cursos", destacou Janaina Duarte, diretora da ETSAL.

Ela ressaltou, ainda, a importância da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria em contribuir com o seu papel na formação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). "Vamos conseguir integrar ensino, serviço, comunidade e a gestão, que é nosso parceiro. Sem o apoio do gestor municipal não teríamos como atuar junto aos municípios. Isso faz com que a Uncisal, através da ETSAL, esteja inserida enquanto instituição formativa em todos os municípios alagoanos", completou a diretora.

CURSOS

Os cursos a serem ofertados estão estruturados da seguinte maneira: a) Curso de aperfeiçoamento para agentes comunitários de Saúde com foco na prevenção da morte materna e neonatal. Este curso terá carga horária de 60 horas de concentração (teoria). (Link: https://forms.gle/9352WGnENh66F8zG8)

b) Curso de aperfeiçoamento para auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde. Este curso terá carga horária de 200 horas, sendo 140h de concentração (teoria) de 60h de dispersão (prática). (Link: https://forms.gle/CdJywebHphm1ZgtS7)

c) Curso de aperfeiçoamento para auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam na maternidade. Este curso terá carga horária de 200 horas, sendo 140h de concentração de 60h de dispersão. (Link: https://forms.gle/53KLu5HsW8Tbkwfe8)

d) Curso de aperfeiçoamento para auxiliares e técnicos da Enfermagem que atuam em Cuidado Intensivo Neonatal. Este curso terá carga horária de 200 horas, sendo 140h de concentração de 60h de dispersão. (Link: https://forms.gle/PVo1ZgiCyhwKN5HJ7).

As inscrições devem ser realizadas no período de 26 de julho a 28 de agosto 2023 nos links acima. A análise documental dos inscritos será realizada até 13 de setembro e o resultado final da relação dos inscritos (no primeiro mês) para compor o Banco de Técnicos Especializados será dia 20 de setembro.

"Estamos felizes em fazer parte de mais um projeto de grande importância para a área da Saúde em Alagoas. A ETSAL está presente em todos os municípios alagoanos, evidenciando a sua importância como agente fortalecedor do Sistema Único de Saúde, buscando formar e qualificar profissionais e fazer com que eles desenvolvam uma visão humanizada em seu ambiente profissional", concluiu a diretora Janaína Duarte.

RESULTADOS

Os resultados devem ser divulgados na data provável de 13 de setembro. Os recursos serão realizados por meio do endereço https://forms.gle/cgaUPtDX3HhZ6ArU9, até 48h após a publicação do resultado.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis