Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Jornal da Manhã

Lula e Lira devem se reunir nesta sexta para debater reforma ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir na tarde desta sexta-feira, 21, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para debater a possível reforma ministerial.

Imagem de destaque da notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir na tarde desta sexta-feira, 21, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para debater a possível reforma ministerial. Na última terça-feira, 18, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), recebeu dois nomes do Centrão cotados para ocupar cargos no primeiro escalão do atual governo: os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Fufuca já foi indicado pelo Centrão para o Ministério de Desenvolvimento Social, atualmente comandado por Wellington Dias. Já Silvio Costa Filho pleiteia o Ministério dos Esportes, de Ana Moser. O governo tenta costurar como irá acomodar os partidos do Centrão, que também podem ganhar cargos no segundo e terceiro escalão, como no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Um depois da reunião entre Padilha e os deputados, Lula fez questão de deixar claro na quarta-feira, 19, que “não são os partidos que pedem ministérios, é o presidente quem oferece”. A declaração do petista foi uma resposta ao líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT-CE), o qual afirmou que a entrada de quadros do Progressistas (PP) e do Republicanos na Esplanada dos Ministérios “está consolidada”. O presidente voltou a lembrar que a decisão de trocas nos ministérios é dele. “À medida em que você tem partidos que queiram participar da base, nós temos interesse em trazer esses partidos para dar tranquilidade à nossa governança dentro do Congresso. Mas quem discute ministro é o presidente da República. Não é o partido que pede ministério. É a República que oferece. No momento adequado, quando eu voltar, após as férias dos deputados, sem a pressa dos líderes, chamarei as pessoas para conversar e vou oferecer o que acho necessário oferecer para construir a tranquilidade no Congresso que nós precisamos”, disse Lula, em entrevista coletiva na Bélgica, onde cumpriu agenda nesta semana.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis