Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Irã

Polícia do Irã reforça controle sobre mulheres com patrulha para punir quem não usa véu

Há dois meses de completar um ano da morte de Mahsa Amini – jovem que morreu após ser levada pela polícia da moral por não estar usando o véu corretamente – a polícia do Irã anunciou neste domingo, 16, que retomou as patrulhas para punir o número cada vez maior de mulheres que não usam o véu em locais públicos.

Imagem de destaque da notícia

Há dois meses de completar um ano da morte de Mahsa Amini – jovem que morreu após ser levada pela polícia da moral por não estar usando o véu corretamente – a polícia do Irã anunciou neste domingo, 16, que retomou as patrulhas para punir o número cada vez maior de mulheres que não usam o véu em locais públicos. “A partir de hoje, a polícia – em patrulhas de carro e a pé – vai alertar e punir as pessoas que, infelizmente, desobedecem às ordens e continuam desrespeitando o código de vestimenta”, afirmou o porta-voz da polícia, Said Montazeralmahdi, citado pela agência Tasnim. Nos últimos dias, fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram policiais de xador multando e detendo mulheres que não usavam o véu. O jornal reformista Shargh informou neste domingo que quatro mulheres foram condenadas recentemente a “frequentar aulas de psicologia e a limpar hospitais”. Também foram proibidas de dirigir por dois anos.

Acusada e criticada pelos manifestantes, a polícia da moral havia desaparecido da maioria das ruas iranianas nos últimos meses e cada vez mais mulheres saíam de casa sem o véu, em particular em Teerã e nas grandes cidades. Desde o início do ano, a autoridades adotaram uma série de iniciativas, que vão do fechamento de estabelecimentos comerciais, principalmente restaurantes, até a instalação de câmeras para localizar as pessoas que desafiam a proibição.

O anúncio acontece 10 meses após a morte, em 16 de setembro de 2022, da curda iraniana Mahsa Amini, que tinha apenas 22 anos e foi detida pela polícia da moral sob a acusação de ter violado o código de vestimenta da República Islâmica, que obriga as mulheres a usar o véu em público. A morte de Mahsa Amini desencadeou um grande movimento de protesto, com manifestações em várias cidades em outubro e novembro. Centenas de pessoas, incluindo integrantes das forças de segurança, morreram nos confrontos e milhares de foram detidas. Sete homens foram executados depois que foram condenados por sua participação no movimento.

*Com informações da AFP

 

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis