Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Militares

Maceió sedia 2º encontro de associações militares do Nordeste

Propostas aprovadas durante o evento serão entregues ao coordenador do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo

Assomal realiza evento regional com representantes da segurança pública e oficiais militares de todo o NE
Assomal realiza evento regional com representantes da segurança pública e oficiais militares de todo o NE

A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal) está realizando, em Maceió, o 2° Encontro dos Presidentes das Entidades dos Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares do Nordeste. O evento ocorre nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no Hotel Best Western Premier, na orla da Pajuçara, na capital alagoana.

As lideranças representativas dos nove estados nordestinos e da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), além dos comandantes das forças de segurança estaduais, autoridades de renome nacional, parlamentares e integrantes do aparelho de segurança foram convidados para discutir as pautas de interesse comum dos militares, propostas que estão em tramitação na Câmara dos Deputados, assim como temas que incidem diretamente na carreira dos militares estaduais e na atuação de policiais e bombeiros na sociedade.

Para o anfitrião do evento e presidente da entidade dos oficiais militares de Alagoas, Cel. Olegário Paes, a ideia do evento surgiu inspirada no exemplo dado pelos governadores da região durante a pandemia da Covid-19.

"Esse encontro foi gestado porque os oficiais militares perceberam que, quando os governadores fundaram o Consórcio do Nordeste, a experiência foi bem sucedida. Isso durante um período tão crítico durante a pandemia", disse Paes, que completou: "Graças a essa uniformidade de pensamentos e ações, nós decidimos realizar esse encontro regionalizado entre os militares. No término do evento, nós vamos elaborar uma carta de intenções e apresentá-la ao coordenador do Consórcio Nordeste."

O Presidente da Assomal também ressaltou que, durante o evento, há discussões sobre a política vencimental dos militares e sobre a necessidade de uma humanização cada vez maior do integrante das forças de segurança.

"A remuneração é muito importante, mas a proteção do Estado é fundamental. O Estado tem que dar toda a retaguarda psicossocial, a retaguarda de uma boa moradia, saúde. Há a reedição do programa de habitação do governo, com a oferta de moradias em locais seguros para os integrantes das forças de segurança que pode ser uma boa alternativa para os militares nos estados da região".

Lideranças militares da região e parlamentares prestigiam o 2° Encontro dos Presidentes das Entidades dos Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares do Nordeste - Foto: Márcio Rogério/Divulgação


Paes ainda fez questão de lembrar dos militares inativos, revelando a preocupação dos profissionais ativos na busca da extensão dos benefícios, com a preocupação de que os trabalhadores que não estão mais no serviço possam ser beneficiados com conquistas, além de suas aposentadorias.

"O militar é diferenciado por causa disso. Nós temos um pacto de gerações. A gente trata dessas pautas também, e essa Lei Orgânica em debate vem trazendo alguns regramentos que beneficiam, por extensão, os militares inativos, tanto é que, na última reforma da previdência, os militares conseguiram construir o nosso sistema de proteção, garantindo paridade e da integralidade em seus vencimentos", afirmou.

A "Carta de Maceió", a ser construída pelas associações militares da região, segundo o presidente da Assomal, será um documento importante, como resultado dos debates e discussões durante o evento.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis