Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Segurança

SSP cria grupo de trabalho para monitorar impacto do programa Vida Nova nas Grotas na redução da violência em Alagoas

Além de representantes da Segurança Pública e do programa, primeira reunião contou com a participação de integrantes da Setrand e do ONU Habitat

Programa estadual Vida Nova nas Grotas terá SSP com grupo de trabalho para monitorar impacto na redução da violência Lula Castelo Branco/ Arquivo
Programa estadual Vida Nova nas Grotas terá SSP com grupo de trabalho para monitorar impacto na redução da violência Lula Castelo Branco/ Arquivo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início a uma avaliação sobre o quanto as intervenções do programa Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas, têm impactado na redução da violência dentro das comunidades periféricas de Maceió.

A primeira reunião coordenada pela Chefia Especial de Inteligência da SSP e pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), realizada nessa quarta-feira (12), contou com a participação de representantes da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e também do programa da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU Habitat.


Além de fazer levantamentos de dados referentes aos índices criminais de antes e depois das intervenções nas comunidades já atendidas pelo programa, o objetivo do grupo de trabalho é ampliar o diálogo entre as instituições e reforçar a elaboração de políticas públicas para as próximas regiões que devem receber as melhorias nas condições de vida, inclusão territorial e de redução de desigualdades socioeconômicas.

A ação conjunta ainda deve identificar correlações de problemas sociais e indicar projetos que ajudem na solução e, consequentemente, ajudem ainda mais na queda da criminalidade. De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Jerônimo, a avaliação permitirá que a ação da Segurança Pública seja direcionada com mais resolutividade junto às parcerias que devem ocorrer em prol das comunidades atendidas. "A ideia é, tendo em vista que o urbanismo e arquitetura influenciam diretamente nos índices de segurança pública, combinar as atuações para direcionar onde as secretarias podem agir maximizando a eficiência", afirmou ele.

Os dados coletados passarão pela análise do Neac, segundo o chefe do Núcleo, capitão Sidcley dos Santos. "Vamos ajudar no mapeamento das áreas específicas. Atualmente a gente já consegue avaliar dados por bairro, mas estamos trabalhando na coleta de informações mais detalhadas para fazer essa avaliação específica dentro das grotas. Esse é um trabalho inicial que com certeza resultará em bons resultados no futuro", disse o oficial. Entre os participantes da reunião estavam a superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Andreia Estevam; e os analistas do Programa Vida Nova nas Grotas e do ONU Habitat, Gustavo Aires e Paula Zacaria, respectivamente.

 Roberison Xavier

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis