O governador de Alagoas, Paulo Dantas, decretou situação de emergência em Maceió devido às fortes chuvas que caem na região desde a semana passada. O decreto, que já está em vigor e vai durar pelos próximos 180 dias, foi publicado na edição desta segunda-feira, 10, no Diário Oficial do Estado. Com a decisão, Alagoas agora tem 32 municípios em situação de emergência por conta das chuvas. Ainda no domingo, as cidades de Barra do Santo Antônio e Passo de Camaragibe tinham sido incluídas na lista (veja ao fim da matéria).
Segundo a publicação, o governo levou em consideração os relatórios das condições meteorológicas elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o Parecer Técnico nº 04/2023, de 9 de julho de 2023, feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (CEDEC).
Prefeitura de Maceió se manifesta - Em nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira, a gestão municipal da capital alagoana se posicionou sobre a inclusão de Maceió na situação de emergência. Leia na íntegra:
"A Prefeitura de Maceió tem feito todos os esforços para atender as pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas, que têm provocado tantos estragos no estado de Alagoas e em parte do litoral nordestino. Desde 2021 o município desenvolve o programa Previne Maceió, que atua durante o ano inteiro com ações de planejamento e prevenção. Foi implementado um conjunto de ações, que envolve todas as secretarias, minimizando os efeitos do período e garantindo assistência à população que mais precisa.
A Prefeitura reforça que decretos de emergência são bastante graves e só devem ser adotados diante de situações extremas. A gestão trabalha com seriedade e entende que esse padrão de decreto não deve ser assinado apenas visando extrair recursos da União ou do Estado. A cidade está preparada para o que se apresentou até o momento. O decreto de emergência é para quem precisa e muitos municípios alagoanos foram severamente afetados por enchentes. Maceió continuará trabalhando, alerta, e mantendo a população informada sobre os fatos".
Mais de 25 mil pessoas atingidas -De acordo com o último relatório da Defesa Civil Estadual, Maceió tem 211 pessoas desabrigadas e 116 desalojadas, totalizando 327. O município mais afetado, por enquanto, é Marechal Deodoro, com 3.988 cidadãos nestas condições de vulnerabilidade.
Lista de cidades em situação de emergência:
- Atalaia
- Barra de Santo Antônio
- Barra de São Miguel
- Branquinha
- Capela
- Cajueiro
- Colônia Leopoldina
- Coqueiro Seco
- Flexeiras
- Ibateguara
- Jacuípe
- Joaquim Gomes
- Maragogi
- Marechal Deodoro
- Matriz da Camaragibe
- Murici
- Paripueira
- Passo de Camaragibe
- Paulo Jacinto
- Penedo
- Pilar
- Quebrangulo
- Rio Largo
- São José da Laje
- São Miguel dos Campos
- Santana do Mundaú
- Satuba
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Milagres
- União dos Palmares
- Viçosa
- Maceió